Artigos

ALTINHO URBANO: De Clube Náutico São Francisco a Clube Náutico São Francisco do Letreiro


Visualização da imagem
Visualização da imagem
Visualização da imagem
Visualização da imagem
O Sítio São Francisco fica localizado no município de Altinho e faz divisas com os Sítios Porteiras, sítio Cachoeira Grande e com o município de Cachoeirinha. É uma região cuja fauna se compõe de nambu, preá do mato, rolinha, codorna, anu, teiú, canário, quero-quero, lavandeiras, pardais, vem-vem e salta caminho. Enquanto que a flora se compõe basicamente de velame, macambira, mulungu, aveloz, jurema, espinheiro, mandacaru, juá, aroeira, urtiga, bom nome, jurubeba, marmeleiro, melissa, algaroba e urtigas.

As primeiras famílias que povoaram o lugar foram as famílias de Antônio Ferrereira, a família de Dão Badoque a família de Daniel e que viveram basicamente da agricultura, atividade que muitos de lá ainda hoje praticam.

A religião predominante é o catolicismo, muito embora outras religiões também façam parte da vida de moradores daquela localidade onde atualmente residem de 50 a 100 famílias, e que mantêm viva a tradição das festas de São José, Santo Antônio, São João e São Pedro e também novenas que acontecem principalmente no mês de maio, e, dependendo da ocasião, muitas pessoas de lá também vão rezar numa Igrejinha que foi construída no Rio do Meio, por ocasião de um acidente quando um carro de boi passou por cima de uma criança,- segundo contam - fazem festas quando é realizada a colheita do milho e do feijão, a tradicional pamonhada feita entre as famílias e também inesquecíveis tardes futebolísticas que atravessaram gerações.

No passado a educação dos filhos dos moradores do Sítio São Francisco era dada pelos pais e se completava com os ensinamentos da professora no Grupo Escolar Pedro II, que atualmente encontra-se desativado.

A atividade futebolística no Sítio São Francisco também sempre foi praticada desde a década de 1960 mais precisamente, segundo relato do Sr. José amaro da Silva, que também é conhecido por “Zé Amaro” ou “Zagueiro”, pai de “Novinho”, conta ele que por volta dos anos de 1970 o mesmo com a idade de 19 anos – em 1972 – já jogava bola no time que havia sido fundado por Everaldo de Braulino e Lalá, que o time tinha o nome de Santa Cruz do São Francisco e que chegou a ser campeão de vários torneios no município. No ano de 1974 foi campeão de um torneio municipal vencendo o time do Sítio Mandioca de Altinho, diz-se que naquele tempo havia uma grande rivalidade entre o time do Sítio Mandioca e o Sítio Porteiras.

Alguns dos jogadores da década de 1970 que fazia parte da equipe do Santa Cruz do Sítio São Francisco: Zé Amaro, Lalá, Daniel de Zé de Primo, Leandro de Batista Preto, Abel Brinco mototaxista, Zé Brinco, Luiz de Zé Badoque, Chepa, Manoel de Mocinha, Horácio, Zadir, Mané da Serra, Laércio de Zé Chiquinho, Zezinho Samuel, Nego de helena, Paulo de Zé Badoque, Daniel do Bar, Biu de Pedro de França, Oscar de Pedro de França, Vavá Ferreira, Gercino Goleiro, Zé da Viagem e outros.

Foi dentro deste contexto e depois de alguns anos, que surgiu o Clube Náutico São Francisco, que foi fundado por volta dos anos de 1980, pelo jovem desportista Carlinhos Ferreira e mais alguns amigos, a exemplo, Daniel Gonzaga, Manoel de Mocinha e Zé Barbeiro; Carlinhos tinha sete irmãos que também jogava no time.

O Clube Náutico São Francisco possui um campo próprio com o nome de Estádio Dão Badoque, em homenagem ao dono do terreno que fez a doação.

O uniforme do time possui as cores do Náutico da cidade do Recife que vermelho é branco, e o escudo do time possui dois remos e uma bola também inspirados no time da capital pernambucana.

O time do Sítio São Francisco também teve em sua diretoria um representante brilhante, muito atuante e dedicado que foi o senhor José Antônio dos Santos, filho de Leocádio Henrique dos Santos e de Dona Maria do Carmo dos Santos. Seus pais tiveram juntos 15 filhos, dos quais oito jogaram no time, inclusive o próprio Antônio que chegou a tomar conta da equipe cujo plantel era formado praticamente por sua família, pois tinha sete primos que também chegaram a jogar na equipe. Vale salientar que Antônio – com quem eu conversei – é primo de Carlinhos Ferreira.

Foi Antônio quem também construiu a Calçada da Fama. Ele teve a ideia conversando com alguns amigos no bar de Dão Badoque e foi inaugurada no dia 6 de abril 2008, quando foram colocadas marcas do pés de dois de seus irmãos, Iranildo ( Ponteiro) e Manoel (Zagueiro), mas segundo ele, a intenção era de colocar todos da equipe, mas não deu tempo.

Além da Calçada da Fama, Antônio também fundou um Museu do time que foi inaugurado no dia21 de outubro do ano de 2014, onde se encontra registro de toda trajetória do time bem como vários objetos em exposição inclusive um livro de registros onde está anotado dentre outros acontecimentos a data do último jogo da equipe que foi realizado no dia 22 de maio do ano de 2010.

A primeira diretoria era composta por: Carlinhos, Manoel de Mocinha, Antônio, Catoco, Manoel de Lió, Bonifácio, Zé Valério, Edmilson e Leomar; enquanto que os treinadores que passaram pelo time foram: Abel Brinco, Zezinho, Catoco, Ticuca, Demir, Zé de Zdir e André. Com o tempo outros diretores surgiram, dentre eles, Antônio, Ivanildo, Rosiano, Welson, Mário e Gilvan.

Um dos principais torcedores do time foi o inesquecível Zacarias, ele se arrumava logo cedo, se vestia com as cores do time, e quando chegava no campo dava o maior incentivo aos jogadores.

Alguns dos jogadores que passaram pelo time durante a gestão de Antônio: Dé, Pecuária, Chimbica, Dudú, Mar, joselino, Abel Brasil, Neguinho, Paulo de Zadir, Romarinho, Edvldo, Ve Paulo de Zadir, Romarinho, Edvaldo, Velho, Lula de Zadir, Novinho, Nequim, Titi, Roberto, Eilson, Dedinho, Flávio, Robertinho, Ricardo, Piolho, Baldo, João Berival, Claudemir,Renê, Rosimar, Valdeci, Ivanildo, Manoel de Lió, Antonio, Nenê, Mário, Zé Olhi, Lula, Donda, Célio, Edvanilson, Edilton, Zé Brinco, Welson, Leomar, Abel Brinco, Caitaninho, Nego, Carrim, Gilvan, Ticuca, Ronaldo, Rosimar, dentre outros. Já os artilheiros da equipe foram: Ivanildo, Ricardo, Nenê, Baldo, Antônio, Roberto, Claudemir, Flávio, João Piolho, Dinha, Mar, Manoel de Lió, Nequin, Manoel de Mocinha, Neguinho, Rogério, Paulo, Ednaldo, Edmison e Joseano.

Alguns dos principais times com os quais a equipe do Náutico chegou a jogar durante todo o período em que esteve em atividade: o primeiro jogo foi contra a equipe do Estrela Azul, da cidade do Recife; o 2º foi contra o América da cidade do Cabo; o 3º foi contra o Atlético da cidade de Paulista; o 4º contra o Sporte da cidade de Gaibu; o 5º contra São José de São José da Coroa Grande; jogou duas vezes contra o Remo de Tamandaré, jogou contra a equipe dos

Índios da cidade de Águas Belas, contra o Palmeiras de Brejo da Madre de Deus, contra o Palmeiras da Praia de Maria Farinha, contra a equipe do Força Jovem da cidade de Lajedo. Também jogou contra o Real da cidade de Calçados, contra o Palmeiras de Alto Bonito, contra o Flamengo e o Democrata de Fazenda Nova, contra o Juventude da cidade de Jupi, contra o Flamengo de Salgadinho, dentre outros times.

Em 1997 o Náutico São Francisco jogou na cidade de Paulista contra a equipe do Atlético, obtendo a vitória de 2 x 1, sendo este jogo na opinião de Antônio um dos melhores jogos realizados pela equipe.

Apesar de tantos jogos e de tantas vitórias, o Náutico São Francisco nunca chegou a ser campeão dos campeonatos que chegou a participar, contudo, sempre foi uma equipe guerreira, unida, cujo objetivo maior foi sempre o da participação, competição e oferecer lazer a comunidade.

Infelizmente o Náutico São Francisco ficou por um período de 9 anos desativado e segundo relato de José Antônio, isto aconteceu porque o responsável pelo time precisava cuidar melhor de sua família e também se dedicar mais ao trabalho, daí, conforme registro já citado anteriormente, o último jogo do Náutico foi justamente no dia 22 de maio do ano de 2010.

É importante salientar que durante a gestão de José Antônio o Náutico São Francisco no decorrer de 10 anos, disputou 339 partidas, obteve 134 vitórias, 110 empates e 95 derrotas com um total de 841 gols, sendo 457 gols prol e 384 gols contra e um saldo de 173 gols.

Segundo informações de “Novinho”, da Autoescola Criativa, no passado, também eram realizados anualmente um jogo dos casados x os solteiros e também um jogo só de mulheres, conforme mostra a foto em anexo.

Para alegria dos amantes do futebol amador e, em particular, dos torcedores do time do Clube Náutico São Francisco, este ano o jovem empresário “Novinho”, proprietário da Auto Escola Criativa, que é um grande desportista, resolveu assumir o compromisso de reativar o time, e, conclamando alguns de muitos de seus amigos, principalmente ex jogadores do time, formou uma nova diretoria e uma nova equipe e deu o ponta pé inicial realizando o primeiro jogo no dia 2 de junho de 2019, quando a equipe do Náutico enfrentou a equipe do Moto Clube, jogo este realizado no Campo da Vila Nova de Altinho.

A nova Diretoria do de Clube Náutico São Francisco do Letreiro, é assim composta: Presidente: “Novinho”, da Autoescola Criativa; Vice-Presidente: Professor Adriano; Diretores: Ednaldo, Rener, Alexandre, Célio, Marcelo, Edson, Amauri, Welson, Lenilda, Leto e Maurílio, enquanto que o técnico é Massilon Silva.

O atual presidente do time – Novinho - explicou a alteração que fez no escudo e na bandeira do time que ficou assim: Clube Náutico São Francisco , no escudo do time agora consta o novo nome da agremiação, e o ano que ressurgiu; aparecem as letas maiúsculas NSFL alusivas ao nome do time, 6 bolas e entre elas a representação de uma das pinturas rupestres existentes na Pedra do letreiro, Sítio do município de Altinho; as cores vermelhas – padrão do time – além de faixas verdes que fazem referência a Bandeira de Altinho.

Perspectivas do atual presidente do Clube Náutico São Francisco do Letreiro: “Queremos compartilhar com todos os desportistas altinenses, o começo de um novo projeto construído com muito amor e respeito ao futebol amador do nosso município. Pretendemos trabalhar

intensamente com o objetivo de desenvolver a cada dia o desempenho do nosso amado Clube Náutico São Francisco.

Esperamos dos torcedores, jogadores e de toda a diretoria e colaboradores, empenho, dedicação e compreensão e que a confiança que nos foi depositada será recompensada com muito trabalho e amor pelo clube. Que sejamos abraçados pelos amantes do futebol altinense. Estamos trabalhando para voltarmos a elite do futebol amador e Altinho com respeito primeiramente, mas também com o objetivo de sempre buscar a vitória e os campeonatos que venham a acontecer e sermos campeões para orgulhar nossos torcedores e a família que compõe o Clube Náutico São Francisco do Letreiro.”

Escrito por: Antonio Airton de Barros – Professor Especialista no Ensino de História.

Texto escrito a partir de relato oral de José Antonio dos Santos e “Novinho”.

Fotos: “Novinho” Autoescola Criativa.

Escrito em, 07.08.2019


__Compartilhe nossas postagens, marque seus amigos e deixe todos bem informados.

postado por Altinhoshow

0 comentários:

Postar um comentário

__

Tecnologia do Blogger.