Noticias de Altinho PE

Altinho-PE: Outubro Rosa, Prefeitura realiza ações de prevenção ao câncer



Atenção, mulheres! Mais uma vez o mês de outubro se veste de cor-de-rosa para fazer o alerta à prevenção contra o câncer de mama e o câncer do colo do útero. A campanha do Outubro Rosa é feita mundialmente desde 1990 para compartilhar informações e promover a conscientização sobre a doença, além de proporcionar maior acesso da população aos serviços de diagnóstico precoce, com enfoque na Atenção Básica.
Em Altinho, a Secretaria Municipal de Saúde participa da campanha durante todo o mês de outubro, promovendo ações de prevenção e rastreamento nas unidades de Atenção Básica da zona urbana e rural.
Ao todo, serão realizadas atividades nas unidades básicas de saúde do município. O pontapé inicial da campanha aconteceu na manha deste sábado (19) com o “Dia D” na Unidade Mista de Saúde do município (Hospital Local).
Até o dia 30 de outubro, serão realizados “Dias D”, sempre pela manhã, com exame preventivo, exame clínico das mamas, solicitação de mamografias, palestras sobre prevenção do câncer de mama e de colo do útero, consultas médicas, vacinação, consultas odontológicas, testes rápidos para diagnóstico da sífilis, HIV, hepatites entre outros.
O diagnóstico do câncer de mama pode ser realizado por meio de exame clínico das mamas e mamografia. Enquanto que o câncer do colo do útero, causado pela infecção persistente por alguns tipos do Papilomavírus Humano (HPV), pode ser detectado nos exames pélvico e preventivo, também conhecido como Papanicolau. Quanto mais cedo o diagnóstico, maiores são as chances de cura. A prevenção continua sendo o maior aliado nessa luta.
Confirma as entrevistas com a Repórter Aline Stephanie


 


__Compartilhe nossas postagens, marque seus amigos e deixe todos bem informados.

postado por Altinhoshow

0 comentários:

Postar um comentário

__

Tecnologia do Blogger.