Artigos

LOURIVAL: Um altinense notável, escrito por Antonio Airton




No dia 1 de junho do ano de 2020 falecia no Hospital Santa Efigênia da cidade de Caruaru o Dr. Lourival Alves da Costa, filho de Dona Maria do Carmo Alves e do Senhor Antônio Cincinato Alves e que tinha como irmãos: Paulo Alves da Costa, Valdemar Alves da Costa e Carolina Carmelita Alves.
Por volta dos anos de 1955 a família saiu da zona rural mais precisamente do Sítio Brejinho de Tabocas, onde Lourival e seus irmãos nasceram, e vieram morar na cidade para que pudessem concluir os estudos.
Carolina tornou-se uma eficiente Tabelião do Cartório de Registro Civil, Paulo e Valdemar tornaram-se exímios alfaiates e Lourival continuou os estudos e, muito cedo começou a trabalhar no Cartório do 2º Ofício sendo substituto do saudoso Tabelião e Escrivão João Carvalho. Com o passar do tempo, foi trabalhar no Cartório do 1º Ofício sendo substituto do Tabelião e Escrivão Dr. Edmilson de Barros Melo (falecido).
Só em 1998 é que passou a ser Técnico Judiciário no Fórum de Altinho, cargo no qual chegou a se aposentar. Na década de 1980 foi professor, secretário e Diretor do extinto Colégio Comercial de Altinho e, só depois de aposentado pelo Tribunal de Justiça é que passou a exercer a advocacia, sendo um dos mais conceituados advogados do nosso município. Formou-se em Direito pela Faculdade ASCES e concluiu os cursos de letras e de Teologia pela FAFICA.
Lourival, foi um dos grandes ícones da sociedade altinense pelo seu comportamento, educação, profissionalismo e competência no trabalho, nos vários campos em que atuou, como bem disse o Dr. Carlos da Silva: “um servidor íntegro, ético, zeloso, competente, atencioso e humano, o “braço direito” de todos os Juízes que passaram por nossa comarca.” E aqui também transcrevo parte do que escreveu com imensa sabedoria o Dr. Adelmo Barbosa, ilustre Magistrado que por muitos anos foi Juiz no Fórum de nossa cidade: “(...) Homem de excepcionais qualidades éticas, humanísticas, sociais, morais e profissionais, pois, de tão evidente e de todos conhecidas, dispensam maiores digressões (...)”
Foi também uma grande referência como homem religioso, devoto de Nossa Senhora. Com o seu jeito simples de ser, desde cedo procurou sempre colaborar com os serviços da Matriz de Nossa Senhora do Ó durante todo o empo em que esteve em nosso convívio, colaborando com vários padres que por ela passaram dentre eles: Pe. Bernardino, Pe. Pedro, Pe. Geraldo, Pe. Bosco, Pe. Heleno, e o Pe. Osvaldo. Este último, ao que deixa transparecer, tinha um apreço e uma consideração muito grande pela pessoa de Lourival e pelo seu trabalho. Inclusive outro dia me pus a pensar, o quanto deve está sendo difícil para o Pe. Osvaldo ao olhar para aquela mesinha lá na entrada da Igreja onde ele costumava ficar com suas pastas recebendo o dízimo para depois ir ler as intenções da missa...
Além disso, na Paróquia ele dedicou-se aos trabalhos pastorais sendo Ministro da Eucaristia, membro do Conselho Pastoral e Conselho Econômico, evangelizador nas comunidades rurais e também em um programa de rádio, membro da equipe de liturgia e da pastoral do dízimo, foi coordenador das Irmãs Sacramentinas e também do Centro Social
Nossa Senhora do Ó além de ter a incumbência de redigir com muita competência e lealdade as atas.
Lembro-me bem do tempo em que trabalhei com ele no Cartório do 1º Ofício e ali eu ficava admirado com a sua habilidade com o teclado da máquina de datilografia pela sua rapidez olhando muito pouco para o teclado ... Também me recordo quando trabalhamos juntos no extinto Colégio Comercial de Altinho, estabelecimento onde ele também desempenhou suas funções de forma admirável.
Sem sombras de dúvidas Lourival Alves da Costa foi um dos altinenses notáveis, uma referência de cidadania e religiosidade que jamais deverá ser esquecido pelo povo altinense.
A “Família Cincinato” assim conhecida em nossa cidade, com certeza foi e continuará sendo para todos nós, uma família histórica que sempre fará parte da memória coletiva do povo altinense.

Autor: Antonio Airton de Barros.
São Paulo, 04.07.2020
Colaboração: Oscar.
Foto: Redes sociais.


__Compartilhe nossas postagens, marque seus amigos e deixe todos bem informados.

postado por Altinhoshow

0 comentários:

Postar um comentário

__

Tecnologia do Blogger.