Na hora de “suar a camisa”, algumas coisas devem ser analisadas, entre elas, a roupa ideal para praticar os exercícios físicos. A moda, claro, está presente até dentro das academias, mas é importante pensar, primeiramente, no conforto e bem-estar do corpo, para depois levá-la em consideração. Para ajudar nossos leitores a escolher a roupa correta, o Social Fitness dessa semana preparou algumas dicas. Acompanhe:
Fotos: Dayvison Nunes/JC Imagem
Os dias quentes e a onda fitness que tem tomado conta da nossa sociedade estimulam a necessidade das pessoas de exibirem, cada vez mais, corpos esculturais. No entanto, é preciso tomar todo cuidado para não provocar irritações incômodas na pele. De acordo com a dermatologista Luciana Lócio, o correto é dar preferência a roupas de algodão, dry-fit, ou outros tecidos naturais, já que os materiais sintéticos tendem a irritar a pele. “Essa irritação pode propiciar o surgimento de acne nas regiões do bumbum, das costas e do tórax”, esclarece.
Para Luciana, outro ponto importante é o uso das roupas íntimas. “As peças precisam ser confortáveis, nada de calcinhas ou tops apertados. Muito menos algo muito folgado. Os acessórios precisam ser firmes para dar a sustentação necessária, principalmente na parte de cima”, explica. “As mamas devem estar bem seguras para aguentarem o impacto dos exercícios. De preferência, os tops devem ser de algodão, para facilitar a liberação do suor, e sem bojos ou armações”, completa. Ela lembra que o acumulo de suor aumenta as chances de a mulher ter uma dermatite, principalmente nas áreas de dobra, como a virilha.
As camisas térmicas são outra opção para quem quer malhar sem ser tão afetado pelos raios do sol. “A camisa serve para manter o corpo aquecido, recomendo justamente para manter a temperatura corporal. No calor, ela evita o superaquecimento e no frio mantém o calor do corpo. Ela pode ser de manga comprida, manga curta ou regata, ela tende a ficar bem mais seca do que as outras devido à tecnologia dry-fit", explica Andrea Albuquerque da Pratadacasa. Já Tininha da Fonte, estilista da Movimento, diz que usar roupas com o tecido adequado (anti-UV) pode bloquear o efeito do sol em até 90%, já que eles possuem produtos foto-protetores em suas fibras. "Uma camisa de algodão comum tem fator de proteção máximo de FPS 5, e quando molhada, cai para FPS 2. Uma feita com tecido anti-UV pode chegar a FPS 50", conta. Mas atenção: vale lembrar a importância de não deixar de lado o protetor solar.
Para a parte inferior, shorts ou bermudas de poliéster são os mais indicados, pois são leves a ajudam a absorver a transpiração das pernas. No que se diz respeito aos pés, você deverá optar por meias de algodão e jamais meias sociais, afinal estas últimas são sintéticas e não absorvem o suor do pé, causando o indesejável chulé, além de provocar bolhas por causa do atrito.
Nenhum comentário:
Postar um comentário