Em nossa cidade nasceram e viveram por muito tempo filhos ilustres que merecem ser lembrados por sua participação, não só na área do conhecimento, da política, mas também como exemplo de civilidade, cidadania, respeito, solidariedade, pelo modo de viver sempre respaldado em princípios de valores obtido ao longo de toda existência desse a educação e do respeito transmitidos por seus ancestrais e que hoje tanta falta faz diante de uma sociedade neoliberal e por conseguinte excludente .
Aqui me reporto a mais um altinense ilustre que merece ser sempre lembrado por todos nós que é o Sr. “Dr. Lins – Antonio Lins de Figueirêdo – ele que nasceu em 20 de dezembro do ano de 1912 e que era filho de Georgina Lins de Andrade Figueirêdo e Caetano Bento de Figueirêdo.
Aos nove anos de idade estudou no Ginásio de Recife e quando adulto cursou medicina na Faculdade do Recife, estudando durante o dia e à noite trabalhava como investigador de polícia.
Al longo de sua vida, construiu muitas amizades, dentre elas: Pelópida da Silveira, Dr. Breno, Dr. Edson Morim Fernandes, Dr. Lessa, Dr. Antonio Amorim, Dr. Mário de Oliveira, Dr. Queiroz, Dr. Otávio, dentre outros.
Desempenhou importantes funções: foi médico ginecologista e clínico geral; segundo o Sr. Antonio Benevides, foi o Dr. Otávio de Freitas quem o nomeou para ser médico em Altinho, Agrestina e São Joaquim do Monte. Também foi o primeiro médico da cidade de Ibirajuba.
Foi prefeito de Altinho no período de 5 de outubro do ano de 1938 a julho de 1939, sendo nomeado no dia lº de outubro de 1938, foi quando construiu a conhecida rodagem velha e os pontilhões, bem como a ponte sobre o Rio uma, que foi uma promessa feita a ele durante o Estado Novo, por Gercino de Pontes, filho de João Guilherme e, no dia 13 de maio do ano de 1939 a ponte foi inaugurada durante a sua gestão.
Também foi médico no Hospital São Sebastião na vizinha cidade de Caruaru no ano de 1943; chegou a ser deputado pelo PTB (Partido Trabalhista Brasileiro), sendo diplomado em 11 de abril de 1947; foi homenageado pelo então Presidente Castelo Branco por ocasião da hospitalidade prestada por ele durante visita à nossa cidade, juntamente com a sua comitiva de pracinhas.
O dr. Lins travou importante luta contra a EQUISTOSSOMIASE, (Esquistossomose), por ocasião e sua Irmã, Terezinha Figueirêdo, ter sido acometida pelo “sistosoma” chegando a falecer. Ele chegou a apresentar um trabalho na Assembleia Legislativa do Estado aos demais colegas sobre o assunto.
Aqui em Altinho, o Dr. Lins fez muitos partos de graça para ajudar os menos favorecidos, ele não cobra de quem não podia pagar. Também chegou a ser Tenente do Exército em 16 de janeiro do ano de 1942; em seguida 1º Tenente em 23 de mio do ano de 1943. Dr. Lins, inclusive, foi quem atendeu e socorreu o juiz de direito de Altinho quando o mesmo foi baleado e morto, em fevereiro do ano de 1958.
Antonio Lins de Figeurêdo, faleceu no dia 11 de novembro do ano de 1993, e, com certeza, deixou para todos os altinenses, para a sua família, colegas e amigos, além de saudades, exemplos a ser seguidos de homem justo, competente, solidário e comprometido com o bem comum, um home que realmente tinha a vocação de servir.
Autor: Antonio Airton de Barros – Professor Especialista no Ensino de História.
Em, 21.02.2019.
__Compartilhe nossas postagens, marque seus amigos e deixe todos bem informados.

Nenhum comentário:
Postar um comentário