Política

Lira deve discutir com deputados possível convocação de Campos Neto


O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), deve discutir nesta terça-feira (14), com líderes da base de apoio ao governo, a possibilidade de chamar o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, para prestar esclarecimentos no Congresso.

A pressão do governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) contra Campos Neto tem crescido nos últimos dias. Nesta segunda (13), o Diretório Nacional do PT aprovou uma resolução defendendo a convocação do presidente do BC para dar explicações na Câmara.

Segundo líderes partidários ouvidos pela CNN, um dos pontos a ser discutido com Lira nesta terça (14) é justamente como essa ida de Campos Neto ao Congresso poderia acontecer.

A primeira questão é se de fato será uma convocação (ou seja, quando a autoridade é obrigada a comparecer) ou um convite (quando não há essa obrigatoriedade). Nos últimos anos, por exemplo, tornou-se praxe aprovar convites a ministros e outras autoridades, evitando o caráter mais impositivo das convocações.

O segundo ponto é se essa ida de Campos Neto seria ao plenário da Câmara (onde há um ambiente menos controlado e mais suscetível a ataques fortes dos críticos mais ferrenhos) ou em uma comissão específica da Casa (que proporcionaria menos holofotes ao caso).

Integrantes do PT ouvidos pela CNN disseram que levariam a Lira essas questões para debater na reunião desta terça (14). O líder do PT, Zeca Dirceu, por exemplo, é um dos que defende que Campos Neto seja ouvido no plenário da Câmara, e não em uma comissão permanente.

__Compartilhe nossas postagens, marque seus amigos e deixe todos bem informados.

postado por Altinhoshow

0 comentários:

Postar um comentário

__

Tecnologia do Blogger.