segunda-feira, 22 de maio de 2023

Comandante-geral da PM PE anuncia novo concurso em 2023



O comandante-geral da Polícia Militar de Pernambuco, coronel Tibério César dos Santos, informou que um novo concurso PM PE deve ter edital publicado ainda em 2023.

De acordo com ele, a expectativa é que a seleção seja escalonada e abra, até o final do ano, cerca de 600 vagas para soldados e oficiais. O anúncio foi feito pelo comandante-geral na quinta-feira, 18, após participar do programa Passando a Limpo, da Rádio Jornal.  

A oferta revelada por ele é menor que a autorizada, em 2022, pelo então governador Paulo Câmara: 2.518 vagas, sendo 2.400 para soldados e 180 para oficiais. 

Se confirmado, os aprovados no concurso PM PE devem começar a trabalhar somente em 2024, depois do curso de formação. 

O anúncio de novos concursos para Segurança Pública de Pernambuco estava previsto para o final de abril, junto ao programa “Todos pela Segurança”, porém, não ocorreu. A necessidade de novos servidores é latente. 

Atualmente, a Polícia Militar conta com um efetivo de 16.400 policiais. No entanto, o número está abaixo dos 26.000 necessários para suprir o quantitativo determinado em lei. Há cerca de 9.600 cargos vagos para preenchimento da corporação. 

Concurso PM PE: veja os requisitos dos cargos

Para soldado da Polícia Militar de Pernambuco o requisito é ter o ensino médio completo e Carteira Nacional de Habilitação. Já a carreira de oficial exige graduação em Direito. 

Em ambos os casos, é preciso ainda ter altura mínima de 1,65m para homens e 1,60m para mulheres.

Os próximos concursos PM PE contarão ainda com um novo requisito de idade.

Em julho do ano passado, foi sancionada a Lei Complementar 498/2022, que aumenta a idade máxima para 30 anos para soldados e oficiais. A exceção é para a carreira de oficial médico, cujo limite será de 35 anos. Os salários atualizados não foram informados. 

A estimativa era que o edital do concurso PM PE fosse divulgado no segundo semestre do ano passado, o que não ocorreu por falta de orçamento. A Secretaria da Fazenda não conseguiu empenhar o orçamento para que as seleções da área de Segurança fossem abertas no prazo.

__Compartilhe nossas postagens, marque seus amigos e deixe todos bem informados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário