quarta-feira, 20 de setembro de 2023

PIB brasileiro cresce 2,7% no último trimestre, diz FGV



De acordo com o Monitor do PIB da Fundação Getulio Vargas (FGV), o Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil apresentou um crescimento de 2,7% no trimestre encerrado em julho deste ano, comparado ao mesmo período do ano anterior. Essa notícia foi divulgada recentemente, revelando uma análise do desempenho econômico do país.

No entanto, ao considerar apenas o mês de julho, houve um recuo de 0,3% na atividade econômica em relação a junho deste ano. No entanto, em comparação com julho do ano passado, a economia brasileira registrou um aumento de 1,8%.

Segundo a FGV, o crescimento de 2,7% no trimestre móvel encerrado em julho em relação ao mesmo período de 2022 foi impulsionado por dois fatores principais. O primeiro é o consumo das famílias, que apresentou um avanço de 2,6%. O segundo destaque foi para as exportações, que tiveram um crescimento significativo de 15,1% no período. Além disso, a queda de 0,9% nas importações também contribuiu positivamente para o desempenho do PIB nacional.

Por outro lado, os investimentos, representados pela formação bruta de capital fixo, recuaram 3,2%, com ênfase na queda de 9,4% no segmento de máquinas e equipamentos. Essa queda nos investimentos é uma área que merece atenção, pois o investimento é um dos principais motores do crescimento econômico a longo prazo.

Em termos acumulados, o PIB do país nos sete primeiros meses deste ano atingiu a marca de R$ 6,11 trilhões. Esses números refletem a dinâmica econômica do Brasil e como diversos setores estão contribuindo para o desempenho geral da economia, com destaque para o consumo das famílias e o cenário de exportações.

Agência Brasil

__Compartilhe nossas postagens, marque seus amigos e deixe todos bem informados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário