O feriado da Independência, celebrado neste sábado (7), será de marés altas, por influência da lua nova. Com isso, a população precisa ficar atenta às condições do mar, dos ventos e nos horários mais adequados para banho, visando a evitar possíveis incidentes com tubarões.
O alerta para banhistas que pretendem frequentar as praias do Recife e Região Metropolitana é do Comitê Estadual de Monitoramento de Incidentes com Tubarões (Cemit), que prevê marés altas, de 2.2 metros, por volta das 6h e entre às 17h e 18h.
A gerente-geral de Áreas Costeiras e Oceânica da Secretaria de Meio Ambiente, Sustentabilidade e de Fernando de Noronha de Pernambuco (Semas-PE) e secretária executiva do Cemit, Danise Alves, alerta para o comportamento dos tubarões deste período de marés altas.
“Neste dia, os horários crepusculares (início da manhã e final de tarde) requerem mais cuidado, pois os tubarões tendem a ficar mais ativos em busca de suas presas naturais. A junção desse comportamento natural com as marés mais altas e maior turbidez da água, devido à maior intensidade de ventos e/ou chuvas ocasionais, podem acabar prejudicando a visão dos animais, confundindo seu alimento com banhistas”, afirmou Danise Alves.
Segundo o Cemit, entre os meses de agosto e setembro, a intensidade e duração dos ventos fortes também podem interferir na força das ondas, sendo mais um fator que interfere nas questões de segurança aquática.
Neste sábado, o horário menos arriscado, destaca o Cemit, é ao meio-dia, nos trechos protegidos por recifes, desde que se formem as piscinas naturais.
__Compartilhe nossas postagens, marque seus amigos e deixe todos bem informados.
0 comentários:
Postar um comentário