O Bolsa Família é o maior e mais importante programa social do Brasil. O título, porém, parece estar ameaçado. O Benefício de Prestação Continuada (BPC) é cada vez mais conhecido e demandado por famílias de baixa renda. Com isso, o BPC já consome mais recursos públicos que o Bolsa Família em 1.167 municípios brasileiros.
A explosão no número de benefícios coincide com a adoção de novas regras para concessão do pagamento, além de mudanças legislativas, administrativas e do entendimento da Justiça sobre o tema. Essas alterações somadas a um novo contexto previdenciário e econômico resultaram na explosão do BPC.
A escalada é notável. Em apenas dois anos, o número de municípios onde o benefício tem maior peso orçamentário que o Bolsa Família mais que dobrou, saltando de 492 em 2023 para 1.167 em 2025 – um aumento de 137%. O BPC é operado pelo INSS e os valores são pagos integralmente pelo governo federal.
Criado pela Lei Orgânica de Assistência Social em 1993, o programa é destinado aos idosos com 65 anos ou mais (BPC idoso) e pessoas com deficiência em situação de vulnerabilidade (BPC PcD) em qualquer idade, inclusive crianças.
__Compartilhe nossas postagens, marque seus amigos e deixe todos bem informados.
0 comentários:
Postar um comentário