sexta-feira, 25 de julho de 2025

Trem de passageiros entre Recife e Caruaru pode voltar a circular após 25 anos



A Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene) anunciou a realização de dois estudos para implantação ou revitalização de trechos ferroviários estratégicos em Pernambuco. Um deles analisa a possibilidade de reativar o transporte de passageiros entre Recife e Caruaru, no Agreste, com extensão de aproximadamente 120 quilômetros.
Na quarta-feira (24), foi formalizado o acordo entre a Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene) e a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) para a condução dos estudos de viabilidade. O objetivo é ampliar a infraestrutura logística da Região Nordeste e impulsionar a competitividade econômica.
No trecho entre Recife e Caruaru, o estudo vai avaliar se é possível aproveitar a estrutura ferroviária remanescente ou se será necessário construir uma nova linha. A etapa seguinte será a análise da viabilidade técnica e ambiental do projeto.
Para Danilo Cabral, a proposta retoma uma vocação histórica da região e atende a demandas atuais de mobilidade.
O segundo estudo anunciado pela Sudene terá foco no transporte de cargas e prevê a instalação ou requalificação de uma ferrovia com cerca de 250 quilômetros entre Petrolina e Salgueiro, no Sertão do estado. A intenção é melhorar o escoamento da fruticultura irrigada do Vale do São Francisco e de outros produtos, integrando a produção local à Transnordestina e facilitando o acesso aos portos de Suape (PE) e Pecém (CE).]
A formalização da parceria com a UFPE deve ocorrer nas próximas semanas. A previsão é que os dois estudos sejam concluídos e apresentados no primeiro trimestre de 2026.


__Compartilhe nossas postagens, marque seus amigos e deixe todos bem informados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário