Agreste PE

GAECO E PROMOTORIA DE JUSTIÇA ELEITORAL DEFLAGRAM OPERAÇÃO CONTRA ESQUEMA DE CORRUPÇÃO E FRAUDE ELEITORAL NO AGRESTE PERNAMBUCANO


O Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado do Ministério Público de Pernambuco (Gaeco/MPPE) realiza, nesta quinta-feira, uma operação conjunta com a Promotoria de Justiça Eleitoral da 41ª Zona Eleitoral e as Polícias Civil e Militar. A ação cumpre 16 mandados de busca e apreensão contra um grupo suspeito de inflar artificialmente o eleitorado do município de Riacho das Almas.

Denominada Operação Domicílio Fantasma, a ofensiva tem como alvos 14 pessoas físicas e duas empresas localizadas em Riacho das Almas e Caruaru. Entre os investigados estão vereadores eleitos, suplentes e candidatos a cargos públicos.

De acordo com as investigações, o grupo seria responsável por um esquema de corrupção eleitoral, no qual eleitores eram aliciados mediante ofertas em dinheiro e promessas de benefícios futuros. A organização atuava de forma estruturada para transferir eleitores de Caruaru e cidades vizinhas com o objetivo de fraudar as eleições municipais de 2024 em Riacho das Almas. Até o momento, mais de 700 eleitores já foram identificados como cooptados pelo esquema.

“Em troca do pagamento em dinheiro, a organização obtinha documentos pessoais e selfies dos eleitores. De posse desse material, um núcleo operacional centralizado realizava transferências de domicílio em massa pelo sistema Título Net, utilizando comprovantes de residência falsos para enganar a Justiça Eleitoral”, explicou o coordenador do Gaeco, promotor de Justiça Roberto Brayner.

Os investigados poderão responder pelos crimes de organização criminosa, inscrição fraudulenta de eleitor, corrupção eleitoral, falsificação de documentos e uso de documento falso. Somadas, as penas podem ultrapassar 27 anos de reclusão, além de tornar os envolvidos inelegíveis.

Durante o cumprimento dos mandados, foram apreendidos diversos dispositivos eletrônicos, documentos e quantias em dinheiro. Todo o material recolhido será encaminhado à sede do Gaeco Agreste, em Caruaru, para auxiliar na continuidade das investigações.



__Compartilhe nossas postagens, marque seus amigos e deixe todos bem informados.

postado por Altinhoshow

0 comentários:

Postar um comentário

__

Tecnologia do Blogger.