Geral

Balanço das ocorrências de chuvas em Pernambuco; Confira


Balanço das ocorrências de chuvas em Pernambuco; Confira
Durante todo o final e início da semana, integrantes do Comitê de Monitoramento, instalado pelo Governo do Estado continua com seu trabalho de acompanhamento dos problemas causados pelas chuvas na Mata Sul e Região Metropolitana do Recife. As equipes multidisciplinares continuam em prontidão, apoiando a população, identificando locais de risco e avaliando a situação das chuvas, reservatórios e volume dos rios que cortam o Estado. Centenas de profissionais e especialistas da Secretaria de Saúde, Corpo de Bombeiros, Compesa, Agência Pernambucana de águas e Clima – APAC, Casa Militar/Codecipe e DER estão de prontidão para atender a população em casos de emergência.
Desde o início das fortes chuvas no sábado (20), a Secretaria da Casa Militar através da Secretaria Executiva de Defesa Civil do Estado vem acompanhando de perto a situação dos municípios. Nesse período os municípios mais atingidos foram Barreiros com 518 famílias desalojadas, São José da Coroa Grande com 50 e Tamandaré com 42 famílias em todos esses municípios as famílias começaram a retornar as suas residências. As equipes estão vistoriando os municípios de Barreiros e de São José da Coroa Grande para dar apoio ao município e orientar as ações no local.
O Governo do Estado, através da Casa Militar estará fornecendo material de assistência humanitária para o município de Barreiros nos próximos dias, de acordo com a demanda do município. A Secretaria continuará acompanhando todas as demandas através da nossa Central de Operações pelos telefones 3181-2490 e 199.
Segundo a Agência Pernambucana de Águas e Clima – Apac durante o final de semana os maiores volumes acumulados de chuvas foram registrados em Barreiros (187mm), Recife (66mm) e Goiana (63mm). A previsão do tempo indica a possibilidade de chuvas com intensidade de moderadas a fortes na Região Metropolitana, Mata Sul e Mata Norte.

O Departamento de Estradas de Rodagem (DER) permanece monitorando as rodovias estaduais e os trechos das vias federais de sua responsabilidade, em virtude das chuvas no Estado. O órgão pede cautela aos motoristas que estão nas estradas por conta das pistas que seguem muito molhadas. Motoristas devem manter a atenção redobrada na PE-96, no trecho entre Água Preta e Barreiros, onde ocorreu um deslizamento de barreira, que afetou parcialmente a circulação da via. O DER informa está realizando serviços e ações para que o tráfego seja normalizado na localidade. Uma equipe técnica segue realizando a limpeza e drenagem da via, nesta segunda-feira (22). 
Também foi registrado acúmulo de água no interior do Túnel Felipe Camarão, no bairro de Prazeres, em Jaboatão dos Guararapes. O órgão esclarece que o sistema hidráulico do equipamento é formado por 08 bombas e que parte do maquinário está em manutenção. O trânsito está fluindo normalmente no local.
O DER segue com suas equipes de prontidão para atuar, caso necessário, nas ocorrências e pede aos motoristas que, ao pegarem a estrada liguem os faróis e, por conta desse período chuvoso, evitem se deslocar à noite e ou aguardem a chuva parar para seguir viagem.

A Compesa registrou o rompimento de um trecho da Adutora de Siriji, integrante do Sistema de Abastecimento de Água de Siriji, responsável pelo atendimento de oito cidades da Mata Norte. Os serviços de manutenção estão em andamento e a previsão é finalizar os trabalhos ainda hoje (22). Em função do acidente, estão sem água a cidade de Condado e os distritos de Borracha (Vicência), Upatininga e Caueiras (Aliança). As demais cidades do Sistema Siriji estão com abastecimento parcial, sendo atendidas por sistemas locais. São elas: Aliança, Vicência, Buenos Aires, Machados, São Vicente Férrer e Macaparana. Já a cidade de Itaquitinga, também atendida por esse sistema, está com o abastecimento temporariamente suspenso em virtude da turbidez da água no local.
O Corpo de Bombeiros de Pernambuco registrou diversas de ocorrências, sem o registro de vitimas. Segundo os dados, nove municípios foram afetados pelas chuvas, com 610 famílias desalojadas. Dessas, cerca de 50 famílias já retornaram ás suas residências.
A Secretaria de Saúde do Estado alerta sobre os perigos das águas das chuvas e enchentes. A leptospirose é uma doença transmitida aos seres humanos pela urina de animais portadores da bactéria leptospira, principalmente ratos. A contaminação ocorre por meio do contato com água suja ou lama infectada. Dos 35 casos confirmados em 2019, 51,4% foi na população entre 20 e 49 anos. No caso de contato com água contaminada, a indicação é lavar bem a área do corpo com água limpa e sabão. O hipoclorito de sódio a 2,5% (água sanitária) mata as leptospiras e deve ser usado para desinfetar reservatórios de água (um litro de água sanitária para cada 1.000 litros de água do reservatório), locais e objetos que entraram em contato com água ou lama contaminada (um copo de água sanitária em um balde de 20 litros de água). Pessoas que trabalham na limpeza de lama, entulho e esgoto devem usar botas e luvas de borracha para evitar o contato da pele com água e lama contaminadas.
A doença é caracterizada por febre, dor de cabeça, dor muscular (principalmente nas pernas, na área das panturrilhas – batata da perna). Os sintomas podem aparecer até 30 dias após o contato com a água ou lama. Também podem ocorrer vômitos, diarreia e tosse. Nas formas graves, pode aparecer icterícia (pele olhos amarelos), sangramento e alterações urinárias.


__Compartilhe nossas postagens, marque seus amigos e deixe todos bem informados.

postado por Altinhoshow

0 comentários:

Postar um comentário

__

Tecnologia do Blogger.