Geral

Agrestina, Cupira e Lagoa dos Gatos avançam no turismo interiorano com projeto “Famtour virtual



Pernambuco é encanto de canto a canto. O interior do estado, por sua vez, é dono de um encantamento simples, e muito rico, que merece ter seu potencial explorado. Foi pensando nas belezas de cada cantinho pouco explorado de Pernambuco que a Secretaria de Turismo e Lazer (Setur-PE) criou o projeto “Bora Pernambucar”. Foram anos preparando as cidades para criar uma nova consciência de turismo, um turismo mais descentralizado dos grandes centros, que considera e enaltece o que cada cidade, por menor que seja, tem a oferecer. 

Agora, o projeto começa a sair dessa fase de preparação para entrar na fase de aplicação de tudo que foi planejado até então. Por isso, a Setur-PE lançou mais um projeto inovador, o “Conexões Municípios - Famtour virtual”. Famtour é uma forma de familiarizar um roteiro turístico com a pessoa que fornece o serviço, ou seja, com os agentes de turismo ou agências de viagem. É uma espécie de visita técnica que tem o intuito de mostrar ao agente de turismo o que ele pode oferecer ao cliente. E virtual foi uma escolha pensando no cenário atual. É uma forma de não parar os trabalhos do setor, que foi um dos mais afetados pela pandemia. 

O projeto vai funcionar da seguinte forma. Durante o Famtour Virtual, intermediado pela Setur PE, os atrativos turísticos dos municípios serão apresentados através da plataforma Google Meet aos agentes de turismo das cidades, que farão a venda desses destinos para as pessoas que desejam conhecê-los. Tão logo haja um cenário mais seguro em relação à pandemia, a apresentação dessa rota comercial também será feita in loco, para que esses profissionais tenham mais propriedade sobre aquilo que entregarão aos turistas. 

O roteiro criado pelos municípios de Agrestina, Cupira e Lagoa dos Gatos, intitulado “Encantos do Agreste”, pertencente à  região turística de mesmo nome, será apresentado no dia 27 de maio. Na manhã de hoje (23), secretários municipais e representantes do Turismo dos três municípios se reuniram na Prefeitura de Agrestina para alinhar a criação do roteiro, que já se encontra em fase de finalização. 

O Encantos do Agreste vai conter a rota Tradições Seculares, com os atrativos culturais, históricos e gastronômicos de Agrestina, a rota Lazer e Negócios, com os atrativos de aventura, gastronômico e de compras de Cupira, e a rota Caminho das Aves, com os atrativos naturais e ecológicos de Lagoa dos Gatos. 

O projeto é de extrema importância porque beneficia de maneira coordenada, e de uma única vez, o turismo das cidades, os visitantes e o mercado. O município de Agrestina, conhecido por suas riquezas culturais, demonstrou grande satisfação em ser contemplado para  participar do projeto. O gestor de Cultura e Turismo, Josenildo Santos, explicou que essa ação, entrando na etapa de comercialização, é a materialização de um processo que iniciou em 2014, uma caminhada longa de pesquisa, preparação e estruturação dos roteiros locais, que agora começa a ser consolidada.


__Compartilhe nossas postagens, marque seus amigos e deixe todos bem informados.

postado por Altinhoshow

0 comentários:

Postar um comentário

__

Tecnologia do Blogger.