Artigos

ALTINHO URBANO: Morais Filho, escrito por Antonio Aírton



Manoel Antônio de Morais Rego, nasceu no dia 27 de março do ano de 1941 e era filho de Dona Grasiela Vieira de Morais Rego e do Dr. Manoel César de Morais Rêgo, que era Engenheiro da área da construção civil e que também se tornou um grande latifundiário em Altinho, chegando a ser proprietário das fazendas: Esperança, Fazenda Baronesa, Fazenda Fortaleza, Fazenda Curvelo, Fazenda Bonanza, além de outras propriedades.
Manoel Antônio teve c0mo irmãos: Paulo Roberto de Morais Rêgo, Hélio de Morais Rêgo, Rinaldo de Morais Rêgo, Lúcia de Morais Rêgo, Célia de Morais Rêgo Bandeira e Celina de Morais Rêgo.
Apear de ser recifense, depois da morte do pai, passou a viver com maior frequência em solo altinense, administrando as terras deixadas por seu genitor, e, ao mesmo tempo foi se entrosando mais e mais na sociedade altinense, chegando a construir um grande rol de amigos e participando de importantes eventos de nossa terra, inclusive das grandes festas e dos inesquecíveis “bailes”, nos clubes da cidade, além de eventos políticos e com o tempo chegou a ser eleito vereador por três mandatos consecutivos, de 1988 a 2000, sendo por duas vezes Presidente da Câmara, de 1996 a 1998, quando desenvolveu alguns projetos, dentre eles o da eletrificação do Sítio Poços Pretos, haja vista que para que tal eletrificação acontecesse os postes tinham que serem colocados dentro de sua fazenda e, como ele estava prestes a vender a mesma, lutou para que a eletrificação fosse feita antes da venda da propriedade.
Também participou das grandes serestas e serenatas altinenses ao lado de amigos seresteiros tais como: José Wamberto (Zezé de Nana), “Severino Doidão”, Elias de Moisés, “Zé de Jovina”, Joãozinho Soares, Totonho Lins, dentre outros, e, se tornou-se um grande seresteiro. Participou no dia 16 dezembro do ano de 1995 do “Valores de Nossa Terra”, que aconteceu no Clube do Altinense, cantando as músicas: O Fim e Altemar Dutra e Tudo Passará, de Nelson Ned.
No ano de 1997, ao lado do músico e compositor e cantor Pompeu de Lima, chegou a gravar um CD intitulado “TE AMO DEMAIS”, pela gravadora Cooperdisc, com o nome artístico de “Morais Filho”. Nessa época, ele havia me procurado alguns meses antes me encontrando por acaso , em um evento do saudoso prefeito “Zeca Omena – acho que um comício – que estava acontecendo ao lado da Prefeitura e tentou me convencer de compor uma música para o CD que ele estava preparando, argumentando que gostava muito dos textos que eu escrevia pra o jornal etc., sei, que depois de muita insistência, quando cheguei a casa, eu escrevi o brega intitulado “EU PENSO EM VCÊ”, (faixa 8 do CD).
Confesso que pensei que perderia a paciência pois quase todas as noites eu tinha que me reunir com ele e com Pompeu para colocar melodia, arranjo... Enfim, falaram comigo, modificaram algumas palavras, e pediram permissão para incluírem o nome deles na composição e eu concordei de imediato.
Um brega que, depois de ficar pronto, acho que não ficou tão ruim – o áudio está incluso no final do artigo – achei bom porque recebi uma carteirinha de compositor da SICAM e também pude conhecer alguns de seus amigos artistas fo Sul do País.
Manoel Antônio de Morais Rêgo, o “Morais Filho”, era pai dos seguintes filhos: Wenzel Borba de Morais Rêgo, Wilma Borba de Morais Rêgo, Tatiane de Morais Rêgo Ribeiro Pinto,
Tisza Maria de Morais Rêgo Albuquerque, Tilda de Morais Rêgo Moura Mendes, Dominique Tavares de Morais Rêgo Pessoa e de Wlliie Rogers de Morais Rêgo, este último, foi com quem conversei e, a partir do seu relato oral, pude desenvolver este artigo.
Infelizmente, Manoel Antônio ,“Morais Filho”, como ficou conhecido no meio artístico e na sociedade altinense, faleceu no dia no dia 23 de março do ano de 2017, no Hospital da Restauração da cidade do Recife aos 75 anos de idade. O seu corpo foi sepultado no Cemitério particular Morada da Paz, n capital pernambucana, e o seu jazigo fica ao lado do jazigo do saudoso artista “Rei do Brega”, Reginaldo Rossi.

Autor do Texto: Antonio Airton de Barros. Professor Especialista no Ensino de História.
Em, 20.08.2019.
Publicado no Myster em, 12.10.2019

 



__Compartilhe nossas postagens, marque seus amigos e deixe todos bem informados.

postado por Altinhoshow

0 comentários:

Postar um comentário

__

Tecnologia do Blogger.