Artigos

ALTINHO URBANO: O ENFERMEIRO JOÃO DE DUDA, ESCRITO POR ANTONIO AIRTON




João Alves da Silva, que era conhecido por todos os altinenses por “João de Duda”, nasceu no dia 14 de março do ano de 1925, no Sítio Barra do nosso município era filho de José Alves da Silva e de Teresa Mônica de Jesus. Ele teve como irmãos Luis, Severino, Anaísia, Isabel, Quitéria, Matilde e Tercila.
João de Duda só tinha o Curso Primário e, mesmo assim, incompleto. Com o passar do tempo veio morar na cidade, isto no ano de 1948, à Rua Coronel João Guilherme, em frente a antiga Coletoria, e no ano de 1945, mudou-se para uma outra casa, ao lado da Iagreja Matriz de Nossa Senhora do Ó.
Mesmo sendo oriundo da zona rural e com a profissão de agricultor, ao chegar morar na cidade, em pouco tempo aprendeu a profissão de enfermeiro, indo trabalhar no Posto de Saúde do nosso município que ficava localizado ao lado do Mercado Público de Farinha, isto por volta do ano de 1965, mas ele também atendia a pacientes em um quartinho que era conhecido como “o quartinho de João de Duda”.
No Posto de Saúde onde trabalhou os seus colegas de trabalho foram: Miguel Correia, a enfermeira Dala, Bibi Moura, Cida de João Romão, Dos Anjos, Mery, Zé Guardinha, Dona Paixão, Sambú, Lurdinha de Ademir, Dona Jandira ao lado dos médicos: Dr. Nazareno, Dr. Anacleto, Dr. Fonseca, D.r Ruan, Dr. Fonseca e os odontólogos Dr. Pedro Duarte Neto e o Dr. Pedro da cidade de caruaru.
João de Duda, que era assim conhecido por conta de que o seu pai era chamado de Duda, casou-se no dia 23 de setembro do ano de 1953 com Dona Ivanilda Ramos da Silva e tiveram os seguintes filhos: Paulo, Sônia, José Edson, Wilson, Hamilton, Elza, Edla, Cibely e Adilson.
Desde que ele construiu a sua família sempre teve um ótimo relacionamento com todos em casa, segundo “Paulinho”, todos receberam tanto do pai quanto da mãe, uma educação doméstica exemplar além de valores voltados para a cidadania. Paulinho ainda afirmou que “João de Duda é ainda hoje uma marca registrada”, e deixou como exemplo de simplicidade, honestidade e respeito ao próximo.
O enfermeiro João de Duda gostava muito de contar histórias hilárias quando chegava do trabalho. Aqui registrei apenas duas para ficar como marca de sua simpatia com os seus familiares, o que também se estendia a todos o que o conhecia. Contou-me Paulinho que uma das vezes João de Duda ao chegar em casa contou que presenciou a seguinte situação: Sebastião Bordado (falecido), sentindo dores e outros problemas de saúde resolveu ir ao médico. E naquele dia o médico atendente era o Dr. Israel. Ao chegar no consultório o médico perguntou o que Sebastião estava sentindo e ele disse que sentia muita dor de cabeça, dor na barriga... Foi quando o médico perguntou: O Sr. bebe? E ele respondeu: aceito!
Contou também que o Dr. Nazareno que foi médico em Altinho por volta dos anos de 1950, estava no Posto de Saúde aguardando os pacientes chegarem. De repetente chegou uma senhora muito cansada e ficou em pé. O Dr. Nazareno que estava sentado se levantou e disse: “madame, sente aqui para a senhora descansar um pouco.” Mas a mulher respondeu que não iria se senta naquele momento porque o lugar estava quente, mas quando esfriasse se
sentaria. Aí o médico respondeu: “então, enquanto o assento não esfria eu vou permanecer sentado.”
João Alves da Silva, (João de Duda), faleceu no dia 10 de agosto do ano de 1985 vítima deum câncer. Nas proximidades da Churrascaria de Sandra e Antônio Farias, existe uma rua com o seu nome.
Em vida o que João de Duda mais gostava de fazer era de trabalhar de cultivar as suas amizades, e, era uma pessoa muito preocupada com o futuro de sua família - foi o que me relatou Paulinho. Ele tinha como amigos mais próximos: João Pedro Celestino, Tião do Caminhão, Chico Félix, Paulo e Zezinho Félix, Gonzaga Ferreira, José Cesário, Beijamim, Silano, Arlindo Gomes, Antonio Cincinato, Zé Branco, Dr. Edmilson do Cartório, Antonio Benevides e Dona Lola, Oswaldo Antônio de Amorim (Dau), João Caetano Sobrinho, Dona Joana mãe de Pedro e os irmãos Roque, Gonzaga e Geraldo Felipe.
Paulo, conhecido pelos altinenses como “Paulino de João de Duda, deixou esta mensagem referente ao seu pai: “João de Duda, nós te amamos muito! 35 anos de Saudade.”

Autor: Antonio Airton de Barros – Professor especialista no Ensino de História.
Foto: Memorial Altinense Apolônio Sales
Escrito a partir do relato oral de Paulo Roberto Silva (Paulinho de João de Duda)
Em, 02.02.2020.


__Compartilhe nossas postagens, marque seus amigos e deixe todos bem informados.

postado por Altinhoshow

0 comentários:

Postar um comentário

__

Tecnologia do Blogger.