Os preparativos para as festividades de santo antônio, são joão e são pedro começam cedo para os bacamarteiros que traz um brilho maior para os festejos juninos da Região, o batalhão 22 de Guaraciaba ( cabeleira) que tem como representante o conhecido Deda, usa todo seu esforço junto aos amigos para manter viva a tradição que a cada ano se renova. Os batalhões como é chamado o grupo de bacamarteiros ( atiradores) que visitam localidades e cidades da região.
Reza a lenda que os bacamarteiros são encarregados de acordar os santos juninos. Assim sendo, os Bacamarteiros de Altinho, no Agreste de Pernambuco, têm acordado a tropa celeste há muitos anos.
Tanta longevidade deve-se, sobretudo, ao amor pelo ofício. A arte inclui desfiles, exibições de bravura, trajes azuis, chapéus de palha, cartucheiras de flandres, pólvora seca socada em pilão, estrondos ensurdecedores e trio pé de serra animando a todos.
As troças de bacamarte são inspiradas nos combates dos sertanejos que lutaram na guerra do Paraguai (1864-1870). Passado os anos de conflito, permaneceu a tradição e os atiradores festeiros ganharam espaço, sobretudo, no interior do país.
Geralmente, a hierarquia da troça é quase militar e os bacamarteiros seguem ordens do comandante.
Lamentavelmente, o grupo sobrevive do amor das gerações que marcham unidas e de convites, cada vez mais escassos, para apresentações. Mas, se depender da riqueza cultural e do entusiasmo pelo ofício, os Bacamarteiros de Altinho não vão dar sossego aos santos juninos nem tão cedo.
A munição
É feita pelos próprios bacamarteiros com enxofre e nitrato, mas precisa de uma licença do Exército. Pela falta de chumbo em sua composição, o tiro não possui a capacidade de perfuração, mas se atingir uma pessoa, certamente, vai causar queimaduras graves.
Parabéns aos Organizadores que não deixam a cultura dos Bacamarteiros morrer.
Compartilhe Altinhoshow
O autor desse Site não se responsabiliza pelos comentários aqui postado. Sendo de inteira responsabilidade da pessoa que o fez as consequências do mesmo.
Assinar:
Postar comentários
(
Atom
)

0 comentários:
Postar um comentário