Noticias

TESTE DO CORAÇÃOZINHO É OFERTADO GRATUITAMENTE EM CARUARU

foto divulgação 

Quando uma criança nasce passa por diversas avaliações e fica sob atenção total dos profissionais de saúde nas suas primeiras horas de vida, sendo submetida a uma série de cuidados a fim de garantir que está em plena condição de receber alta da maternidade.
Dentre os serviços de cuidados neonatais destacam-se os testes do pezinho, do olhinho, da orelhinha, da linguinha e do coraçãozinho. Este último é uma novidade, que passou a ser ofertado em Caruaru no mês de junho deste ano na Maternidade Municipal da Casa de Saúde Bom Jesus. Desde que começou a ser realizado, no dia 6, 459 crianças já foram submetidas ao exame.
De acordo com a Coordenadora de Neonatologia da Casa de Saúde Bom Jesus, dra. Ana Luísa Ramalho, “o teste do coraçãozinho é de extrema importância para o diagnóstico e tratamento de cardiopatias congênitas críticas, aquelas que podem levar à morte sem intervenção precoce. Este exame é realizado após 24 horas de vida, antes da alta hospitalar, pois diante de alguma alteração, se inicia imediatamente a investigação e o adequado acompanhamento para este recém-nascido”, explicou.
O teste é bem simples e funciona da seguinte forma: após 24h de nascido e antes de receber alta, o bebê é submetido ao teste, que é feito com um aparelho chamado oxímetro. O oxímetro é colocado primeiramente na mão direita do bebê e, posteriormente, em um dos pés para que seja feita a verificação dos níveis de oxigênio. Havendo nível abaixo de 95% ou uma diferença superior a 2% entre os membros avaliados, o bebê não deverá receber alta. Tudo é realizado em no máximo cinco minutos e apesar da rapidez, o teste pode detectar eventuais problemas graves.
Rafaela Ferreira, de 23 anos, teve seu segundo filho de parto normal na Maternidade Municipal no último sábado, 23. Moradora do bairro José Carlos de Oliveira, em Caruaru, a mãe do pequeno Dominick Levy fez elogios ao tratamento recebido. “Tive o meu primeiro filho aqui há oito anos. Antes não tínhamos todas essas garantias de que nossos filhos estavam saudáveis, mas hoje estou tranquila de que meu filho está com saúde. A doutora explicou bem direitinho a importância do teste do coraçãozinho e aceitei que fosse feito nele. Meu bebê está bem e vou receber alta com o coração tranquilo”, comentou.
Já Cícera Mendes, de 32 anos, teve seu 7º filho no último domingo, 24. Cecília Beatriz nasceu cheia de saúde, fez todos os exames e também recebeu alta sem nenhuma alteração. “Ela é minha sétima filha, mas foi neste parto que recebi o melhor acompanhamento e, diferente dos outros filhos, ela foi a primeira a fazer o teste do coraçãozinho, que é muito importante”.
foto divulgação 

Cabe destacar que uma em cada 10 mil crianças nasce com cardiopatia congênita. Mesmo o número não sendo considerado alto, a investigação é necessária. “Desde que iniciamos a realização do teste, apenas uma criança foi diagnosticada com este problema na Casa de Saúde Bom Jesus. Em pouco mais de um mês do serviço, pudemos perceber a sua importância para a preservação de vidas”, comentou a pediatra dra. Danielle Lira Martins.

Djeinyelle Marques/ Eloisa Ferreira
Assessoria de Imprensa da Secretaria de Saúde de Caruaru
Compartilhe Altinhoshow
O autor desse Site não se responsabiliza pelos comentários aqui postado. Sendo de inteira responsabilidade da pessoa que o fez as consequências do mesmo.

postado por Altinhoshow

0 comentários:

Postar um comentário

__

Tecnologia do Blogger.