Na ultima quarta (09), o agreste pernambucano recebeu a visita do Conselho Regional de Enfermagem de Pernambuco (Coren-PE). Foram fiscalizadas unidades de saúde nos municípios de Camocim de São Félix e Altinho, na presença das enfermeiras fiscais Dra. Ivana Andrade e Dra. Adriana Maia (subseção de Caruaru) e do Procurador Geral do Conselho, Dr. Bruno Becker. Na ocasião, as atividades dos técnicos de enfermagem foram interditadas nos dois municípios visitados.
Após denúncia recebida na última segunda-feira (07), o Coren-PE realizou fiscalização no município de Camocim de São Félix e foram identificadas irregularidades, como a ausência de enfermeiros na Unidade Mista Nossa Senhora do Bom Parto. Desta forma, as atividades dos Técnicos de Enfermagem foram interditadas considerando que não havia supervisão do enfermeiro, como está previsto na lei 7497/86 e no decreto 94.406/87.
Os profissionais relataram que são obrigados a prestar assistência mesmo não tendo competência técnica e legal para atuar, inclusive realizando suturas e outros procedimentos. Diante disso, o Coren-PE procederá com envio de relatório ao Ministério Público de Pernambuco e ao CREMEPE. O Conselho, na ocasião, constatou que a população, de em média 18 mil habitantes, está completamente desassistida pois está sem médicos e enfermeiros, e os pacientes têm sido transferidos para unidades de saúde nos municípios vizinhos.
No Hospital de Altinho, localizado a 169 km do Recife, também foram constatadas irregularidades. Segundo relatos, não há enfermeiros durante o turno da noite e os técnicos de enfermagem realizam todo o trabalho. Além disso, são coagidos pela população para exercerem atividades que não são de competência da categoria. Por conta disso, os técnicos foram orientados sob o amparo da lei 7497/86 e do decreto 94.406/87, a não realizarem nenhum tipo de procedimento sem a supervisão de um enfermeiro, principalmente, em casos de remoção de pacientes para outras unidades de saúde. “Nós nos sentimos mais aliviadas após essa visita do Coren-PE, porque a gente sente o apoio e sabemos que podemos contar com vocês”, afirmou técnica de enfermagem do Hospital.
“Notificamos as unidades de Saúde de Camocim de São Félix e Altinho quanto às irregularidades constatadas durante a nossa visita e orientamos os profissionais presentes sobre como procederem daqui pra frente. Mas, o mais gratificante é ouvir dos profissionais que a nossa visita trouxe apoio e segurança para eles”, finalizou a enfermeira fiscal do Coren-PE, Dra. Ivana Andrade.
Fonte: Ascom Coren-PE
__Compartilhe Altinhoshow: O autor desse Site não se responsabiliza pelos comentários aqui postado. Sendo de inteira responsabilidade da pessoa que o fez as consequências do mesmo
0 comentários:
Postar um comentário