Artigos

ALTINHO: Um Celeiro de Locutores, escrito por Antonio Airton


A imagem pode conter: 7 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas em pé
A cidade de Altinho, desde um passado bem distante, mostrou para os seus contemporâneos que no tocante à comunicação, (locução), sempre despontou um comunicador que, depois de “descoberto,” foi sempre cobiçado pelas rádios do interior, principalmente do nosso Estado, a exemplo da Rádio Agreste FM, da vizinha cidade de Cupira, que foi uma espécie de “mão amiga”, para os novos talentos da nossa terra, a Rádio Liberdade de Caruaru e a Rádio Cultura do Nordeste, também de Caruaru, dentre outras.
É importante registrar aqui que, antigamente, Altinho era uma cidade pacata, e, principalmente nos finais de semana após a missa da Matriz, havia instaladas em postes da Praça Principal , (Praça Júlio Rodrigues Filho), auto falantes, ora pertencente a prefeitura municipal, ora pertencente ao Clube do Ipiranga, ao Clube do Altinense e também havia um serviço de auto falante pertencente ao Sr. Enéas Luiz da Silva (falecido), que ficava instalado no primeiro andar; o serviço de auto falante do Sr. Cícero Guarda (falecido), um serviço de auto falante que ficava instalada na “Lojinha do Branco,” contudo, antes, havia o serviço de auto falante do Cine Santo Antonio e o do Cinema do Sr. Eriberto.
No Cine Santo Antonio, quem fazia a locução por volta dos anos de 1970, era o locutor “Negão,” irmão do professor Manoel. Negão, fazia a propaganda dos filmes mais ou menos assim: “Hoje, no Cine Santo Antonio grande película cinematográfica ... Aí anunciava o filme da noite: “Coração de Luto, estrelando Teixeirinha e Mery Terezinha!”
Também quem instalou, na época, um serviço de som para fazer propagandas foi o técnico de rádio o Sr. Antonio Mirafonte , (falecido), ele, no período do natal principalmente, colocava músicas natalinas e fazia um comentário mais ou menos assim: “Essa época faz lembrar muita coisa... Uma Criança, uma vaquinha, um burrinho...”
Basicamente a parir dessa época, começou a surgir uma série de jovens que se dedicaram a trabalhar com microfone, seja em pequenos serviços de som, em portas de lojas e, a partir daí muitos acabaram se tornando grandes comunicadores do rádio – no meu entendimento, todo aquele que trabalha fazendo uso do microfone, é um locutor, e, locutor de rádio ainda pode ser sonoplasta, repórter, contra regra, redator, etc. O locutor de rádio geralmente é responsável por transmitir informações, entrevistas, interagir com o público e apresentar propagandas para os ouvintes de determinada estação radiofônica; é aquele que empresta a voz a um produto ou a uma ideia.
Me lembro bem de muitos dos seguintes locutores: Silva Bembem (falecido), José Esperidião conhecido por GE, (falecido), que trabalhou no serviço de som do Ipiranga; Waldir de Barros, que fazia o Programa “A voz do Município”, Antonio Mirafonte em sua oficina de rádio; eu, Antonio Airton, que trabalhei por muitos anos no serviço de som do Ipiranga, no serviço de som da lojinha do Branco e no carro volante de propagandas de Capela som publicidades; Paulinho de João de Duda que fazia locução para o Show da Noite, transmitido do primeiro andar doe Enéas Luiz da Silva; Silva Babão (falecido), também chegou a fazer locução para a prefeitura; José Edivanilson Batista, que tinha um serviço de auto falantes Roberto Brasil, que fazia locução para a prefeitura e foi um dos maiores locutores das campanhas políticas de Altinho e eu foi o criador do bordão: “E vem aí!!!”; Antonio Ângelo Wanderley, que fazia o Programa ”Juventude Prafrentex”, isto na década de 1980, o hilário “Zé da Viagem”, que foi locutor da Igreja Matriz durante muito tempo e José Wilson.
Os jovens locutores altinenses que tiveram a oportunidade de fazer um programa de rádio foram: Walterlins Santos, locutor da Rádio Agreste FM da cidade de Cupira, Edgar Santos, atualmente na Rádio Altinho FM, Rosinho, (Capitão Rosê), da Rádio Altinho FM, Ivanildo Simões (Rayder), que trabalhou na Altinho FM e fazia o Programa “O Rei do Brega”, Othon Bezerra, que trabalhou na 99 FM, do Kilbert, Marcelo Barrone, 99FM, J. Gomes, na 99 FM, Daniel Laurindo, na 99FM, Marcílio, na 99 FM, Manuela, na 99FM, Welita Silva na 99 FM, Rosinaldo (Coronel lambreta), atualmente na Rádio Agreste FM, Amaro Jacinto (Amaro Gongueia), na 99 FM, Marcelo Alves que trabalhou na Rádio Altinho FM, Jerfesson, da Altinho FM, Gilson Melo, da Altinho FM, Paulo Sobral, hoje na Rádio Cultura do Nordeste, Dany Sobral da Altinho FM, Luiz Cláudio, da Altinho FM, Carlos Guinho, da Altinho FM, José de Arimatea Sobral, que trabalhou Rádio Altinho FM, Flávio de Barros da Rádio Altinho FM, Glorimar Barros, da Altinho FM, Claudionor, trabalhou na 99 FM, Josenildo Santos, da Altinho FM, Jarmisson, trabalhou na 99 FM, Eliezer Luiz, que faz publicidades, José Carlos Rodrigues, que fez locução nas campanhas políticas e propaganda do Clube Altinense, Luizinho do Gameleiro, trabalhou na Altinho FM, Jardiel Alves, da Altinho FM, Alexandre Oliveira, da FM, Leandro Oliveira, da Altinho FM, Ivan Luiz, da Altinho FM, Antonio de Moisés, da Altinho FM, Márcio, locutor da Rede de Lojas J.W, Dilson Oliveira, hoje na Rádio e TV Jornal do Comércio, Petronilo Cavalcante, (Ribeiro Júnior), atualmente na Rádio Farol de Catende, Dilson Melo, da Rádio Altinho FM, Djair Carlos, que trabalhou na Rádio Couraço FM da cidade de Cachoeirinha, na Rádio Alternativa FM da cidade de Agrestina, na Rádio Altinho FM e na Rádio Agreste FM, onde estar afastado por um acidente sofrido quando estava voltado do trabalho.
Apesar de ter grande admiração pelo trabalho de cada um dos citados nesse artigo, quero aqui em particular, homenagear o brilhante trabalho desse competente locutor e excelente pessoa humana que é o Petronilo Cavalcante (Ribeiro Júnior), que se distanciou de sua querida Altinho e atualmente trabalha na rádio já citada anteriormente, onde comanda uma admirável programação. O homenageio pelo fato de ter sido ele um dos meus amigos de infância. Lembro-me bem que morávamos praticamente no mesmo quarteirão. Naquela época, lá por volta dos anos de 1970, tudo ainda muito difícil. O seu pai, Procópio Cavalcante Ribeiro (falecido), natural da cidade de Água Preta, e que era funcionário do antigo FOMENTO, era um homem simples e de poucos recursos, a sua mãe, Dona Geni Soares, natural de Colônia Leopoldina – AL, uma senhora muito educada e que dedicou a sua vida aos afazeres de casa e também a fazer pequenas costuras.
Por outro lado, a minha mãe, também era muito pobrezinha, então os nossos brinquedos era quase nada, se resumindo a uns caminhões de tábua comprados na feira da cidade, tinha rodinhas de madeira e molas de lata de óleo. Porém, a gente se divertia muito brincando pelas calçadas, mas isso só quando os nossos pais permitiam,
O tempo foi passando, crescemos, fomos estudar praticamente nas mesmas escolas, íamos para os bailes e até fizemos parte da equipe do Jornal Myster, conforme mostra a foto. Petronilo, quando criança, morou na Rua Capitão Pulquério Pereira de Andrade, 249, e, depois foi morar na Rua Dez de Novembro, ambas na cidade de Altinho; estudou nos três colégios de nossa cidade, chegando a concluir o que hoje chamamos de Ensino médio. 
Com o passar do tempo, Petronilo iniciou a sua trajetória fazendo uso do microfone trabalhando, primeiro, no serviço de som do Clube do Ipiranga, depois no Clube do Altinense, em seguida nas campanhas políticas de Altinho, cobriu grandes festas de nossa cidade até ingressar no mundo do rádio.
Desse modo chegou a trabalhar: na Rádio Meridional de Garanhuns, na Rádio Integração – PB, Rádio Serra Negra da cidade de Bezerros, na Rádio Cidade, Rádio Agreste FM Rádio Verdade da cidade de Bonito, Rádio Farol FM, Rádio Bom Conselho FM, Rádio Calçados FM, Rádio Lajedo FM, Rádio Asas FM de Lajedo, Equatorial FM – Boa Vista – Roraima, depois voltou para a Rádio Agreste FM de Cupira e, atualmente trabalha na Rádio Farol FM e TV Mata Sul – Catende – PE.
Das sete às nove horas da manhã ele faz o Programa Alerta Geral – Jornal; das onze e trinta às treze horas, faz o Programa Na Boca do Povo, que trata de diversos assuntos; na TV Mata Sul, trabalha no setor esportivo além de reportagens de grande relevância para a região.
Com toda certeza, o povo altinense – e eu em particular – sentimo-nos felizes e orgulhosos por tê-lo como amigo e poder acompanhar o seu sucesso. 
Concluo este artigo com um pensamento que acho muito oportuno: “Se falares a um homem numa linguagem que ele compreenda a tua mensagem entra na sua cabeça. Se lhe falares na sua própria linguagem, a tua mensagem entra-lhe diretamente no coração.” (Mandela).

Autor: Antonio Airton de Barros – Professor Especialista no Ensino de História.
Escrito em, 19.03.2019





__Compartilhe nossas postagens, marque seus amigos e deixe todos bem informados.

postado por Altinhoshow

0 comentários:

Postar um comentário

__

Tecnologia do Blogger.