Geral

Cachoeirinha-PE: Criança de 3 anos morre com suspeita de meningite no HMV, em Caruaru


Faleceu na tarde desta quarta (10), um menino de 03 anos, o qual na última segunda-feira (08), foi transferido do Hospital Nair Alves Raimundo em Cachoeirinha para o Hospital Mestre Vitalino, em Caruaru, com suspeita de meningite.
Foto: Reprodução/ Internet
Foto: Reprodução/ Internet
A  criança deu entrada no hospital local com febre e vomitando. Logo foi transferido para o HMV, onde o quadro se agravou e nesta tarde não resistiu e faleceu. O hospital aguarda o resultado do exame para confirmar a causa da morte. A Secretaria de Saúde do município, mesmo antes desse fato lamentoso ter se confirmado nesta quarta, uma vez que um jovem de 13 anos faleceu semana passada, apresentando sintomas parecidos aos da criança de 03 anos, levou ambos os casos ao conhecimento da Geres – Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco, e vem tomando as providências de forma emergencial.

Meningite

A meningite é uma inflamação das membranas que revestem o cérebro e a medula espinhal, geralmente causada por uma infecção, normalmente viral. Mas a doença também pode ser causada por bactérias ou fungos. Existem vacinas para a prevenção de algumas formas da meningite.
Os sintomas incluem dor de cabeça, febre e torcicolo. Dependendo da causa, a meningite pode melhorar com o tempo, com tratamento a base de antibióticos, ou ser fatal.
meningite-arte
Entenda a meningite — Foto: Arte/G1/Arquivo

Quais vacinas o SUS oferece?

O SUS oferece quatro tipos de vacina para meningites bacterianas. São elas:
  • BCG: que protege contra a meningite turberculosa
  • Pentavalente: protege contra as infecções invasivas, entre elas a meningite causada pelo Haemophilus influenzae sorotipo b
  • Meningocócica C: protege contra a doença meningocócica causada pela Neisseria meningitidis sorogrupo C
  • Pneumocócica 10: protege contra as infecções invasivas, entre elas a meningite causada por dez sorotipos do Streptococcus pneumoniae

Quais vacinas disponíveis na rede privada?

A rede privada oferece vacinas para os tipos A, B, C, W e Y. Geralmente, as vacinas são dadas de duas formas: uma vacina conjugada, que como o nome diz, cobre os tipos A, C, W e Y. E uma vacina para o tipo B.
O Ministério da Saúde diz que não há pedido de incorporação da vacina para a meningite B no SUS, mas o ministério já estuda a aquisição da ACWY.

Quando tomar a vacina?

  • BCG (contra a meningite turberculosa): uma dose ao nascer
  • Pentavalente (contra meningite causada pela bactéria Haemophilus influenzae B): doses aos dois, quatro e seis meses de vida
  • Meningocócica C (contra meningite causada pela bactéria Neisseria meningitidis sorogrupo C): doses aos três e cinco meses, reforço com um ano. Adolescentes de 11 a 14 anos devem receber dose única como reforço.
  • Pneumocócica 10 (contra meningite causada por dez sorotipos do Streptococcus pneumoniae): doses aos dois e quatro meses e reforço com um ano.
 informações do G1


__Compartilhe nossas postagens, marque seus amigos e deixe todos bem informados.

postado por Altinhoshow

0 comentários:

Postar um comentário

__

Tecnologia do Blogger.