Política

DECLARAÇÕES DE BOLSONARO SOBRE PAI DE BACHELET SÃO RECEBIDAS COMO 'AFRONTA'


A Alta Comissária para os Direitos Humanos da ONU, Michelle Bachelet Foto: Denis Balibouse / Reuters 5-12-18
A Alta Comissária para os Direitos Humanos da ONU, Michelle Bachelet Foto: Denis Balibouse / Reuters 5-12-18


As declarações do presidente Jair Bolsonaro de que o Chile "só não é uma Cuba graças aos que tiveram a coragem de dar um basta à esquerda em 1973, entre esses comunistas o seu pai brigadeiro à época", em referência ao pai da ex-presidente chilena Michele Bachelet, causaram assombro na imprensa chilena.
Alberto Bachelet foi general de brigada da Força Aérea e se opôs ao golpe de Augusto Pinochet, em 11 setembro de 1973. Por isso, o militar foi preso e torturado pelo regime e morreu ainda sob custódia, em fevereiro de 1974.
Mónica González, fundadora do Centro de Investigação Jornalística (CIPER, na sigla em espanhol), diz que para uma grande parte dos chilenos as declarações serão recebidas "como uma afronta à forma como o Chile enfrentou e enfrentou os crimes e torturas da ditadura".
Ela, porém, acredita que ele tente encorajar uma minoria que nunca se arrependeu dos horrores do regime imposto por Augusto Pinochet, o que soaria como uma ameaça.
Michele Bachelet foi presidente duas vezes entre 2006 e 2010 e depois entre 2014 a 2018. Agora é alta comissária de Direitos Humanos da ONU e disse nesta quarta-feira que o Brasil sofre uma "redução do espaço democrático".
O governo de Sebastián Piñera está sendo cobrado a responder a Bolsonaro.
(Por Juliana Dal Piva) EPOCA 


__Compartilhe nossas postagens, marque seus amigos e deixe todos bem informados.

postado por Altinhoshow

0 comentários:

Postar um comentário

__

Tecnologia do Blogger.