Artigos

Professora Maria de Lourdes Pereira: (Lourdinha de Zé Branco) escrito por Antonio Airton




Ser professor é muito mais do que transmitir conhecimento. É aquela pessoa que ensina com dedicação e paciência, que por vezes quebra nossos galhos, que quando tudo está mais difícil abre sempre um sorriso e diz que “você vai conseguir”.
Assim foi a professora Maria de Lourdes Pereira, “Lourdinha de Zé Branco”, uma professora que, durante toda a sua trajetória em sala de aula, sempre agiu com simplicidade, companheirismo e sempre disposta a ajudar... Todos nós ainda lembramos dessa pessoa tão maravilhosa que acabou marcando nas nossas vidas, ora exigente, ora mais amiga, ora engraçada mais sempre inteligente e, com a sua sabedoria desenvolveu muito bem a difícil arte de ensinar.
Por estas e outras características Dona Lourdinha deixou em cada um dos seus alunos uma marca indestrutível, um pedacinho do seu “eu”, da sua sabedoria, e, a nossa comunidade sente-se eternamente agradecida pelos serviço que ela prestou ajudando a construir o futuros de inúmeros jovens altinenses.
Maria de Lourdes Pereira nasceu no dia 13 de abril do ano de 1946, na cidade de Altinho – PE, sendo filha de Manoel Pereira de Lemos e de Joana Alves dos Santos, e teve como mães de criação Josefa Alves Bezerra e Dona Lia Bezerra. Teve como irmãos João Pereira de Lemos, Luiz Pereira de Lemos, José Pereira de Lemos Maria do Carmo Pereira de Lemos, Sebastião pereira de Lemos e Maria Aparecida Pereira de Lemos.
Ela estudou o Curso Primário na Escola Professor Francisco Joaquim de Barros Correria no ano de 1957 e, depois no Ginásio Público de Altinho.
Cursou o magistério no Colégio Diocesano da vizinha cidade de Caruaru no ano de 1965 e concluiu a sua formação acadêmica em 1979 com Graduação no Curso de História na Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Caruaru (FAFICA).
No ano de 1970 ingressou na Rede estadual de Educação através de concurso público, sendo professora da cadeira nº 2647, e com matrícula nº 66114, localizada no Grupo Escolar José Lins de Figueirêdo, em Altinho.
No que se refere a nomeação de Lourdinha quando do concurso público, aconteceu um fato curioso: é que só depois de cinco anos e três meses é que vieram a descobrir que houve um engano no ato da posse de duas professoras com o mesmo nome, Maria de Lourdes Pereira, ambas com direito a nomeação efetiva através do resultado do referido concurso a que se submeteram no ano de 1966.
A professora Maria de Lourdes Pereira ensinou na Escola José Lins de Figueirêdo no período de 2 de maio de 1972 a 24 de setembro de 1987; na Escola Professor Francisco Joaquim de Barros Correia no ano de 1983, na Escola Manoel Moreira, instalada na SAIJA em 1972, e também ensinou na vizinha cidade de Ibirajuba.
Lourdinha de “Zé Branco”, como ficou conhecida pela maioria do povo altinense, casou-se no dia 15 de maio do ano de 1966 com o Sr. José Geraldo Irmão e juntos tiveram os seguintes
filhos: Lúcio Rogério Pereira de Oliveira, Laércio Rômulo Pereira de Oliveira, Laert Rogers Pereira de Oliveira, Joselaine Pereira de Oliveira e Jucicleide Pereira de Oliveira.
Maria de Lourdes Pereira, “Lourdinha de Zé Branco”, faleceu no dia 14 de janeiro do ano de 2016, deixando eternas saudades e um grande serviço prestado a comunidade altinense no campo da educação. Ela foi uma das professoras do passado que contribuiu para a construção de um futuro brilhantes de muitos jovens altinenses.

# Redigido por: Antonio Airton de Barros – Professor Especialista no Ensino de História.
Colaboração: Lúcio Rogério Pereira de Oliveira.
Em, 02.02.2020


__Compartilhe nossas postagens, marque seus amigos e deixe todos bem informados.

postado por Altinhoshow

0 comentários:

Postar um comentário

__

Tecnologia do Blogger.