Artigos

Os noiteiros das Festas Centenárias de 1937, escrito por Antonio Airton


Hoje começamos maio, mês dedicado a Maria

Noiteiro é um termo popular e regional que na região Nordeste denomina a pessoa que contribui, financeiramente ou por outros meios, para o brilhantismo das noites nas festas públicas da Igreja Católica.

Novena é a reza de um conjunto de orações, em particular ou em grupo, realizada durante o período de nove dias.

Teve sua origem na tradição católica, mas pode ser encontrada também em outras religiões ou crenças. É normalmente realizada como uma manifestação de devoção à Deus Todo Poderoso (Pai, Filho e Espírito Santo) ou à Santíssima Virgem Maria, ou aos anjos e santos.

Já o mês de maio é considerado o mês mariano, pois homenageia com maior ênfase a figura da Virgem Maria, mãe de Jesus.

Por volta do século XII, a Igreja Católica Apostólica Romana, instaurou a tradição de Tricesimium, isto é, a devoção de 30 dias à Maria. A época escolhida girou em torno dos meses de setembro e de outubro, porém devido aos dias do calendário, foi definido que maio seria o mais apto para celebrar a solenidade da mãe e Deus.

Ao longo da história o mês de maio foi o mês de outras homenagens de culturas e épocas. Na Grécia Antiga por exemplo, nele era celebrado a deusa Artemísia, da fecundidade. Do mesmo modo a Antiga Roma e a época medieval atribuíam ao mês a celebração da flora por ser o começo a primavera. Portanto, atualmente e celebra o mês mariano que envolve missas solenes dedicadas à Santíssima Virgem, orações especiais e coroações. É um mês em que também se celebra aparições de Maria para a humanidade, como Nossa Senhora Auxiliadora e a mais recente Nossa Senhora de Fátima.

A Programação das Festas Centenárias da Paróquia de Nossa Senhora do Ó, foi de grande repercussão. Foram vários dias de festividade e de orações para comemorar o 1º Centenário de sua fundação, inclusive com noiteiros seguindo os moldes da comemoração do mês mariano que também sempre ocorreu em nossa cidade com missas solenes, banda de música, fogos e balões patrocinados pelas famílias e pelos comerciantes da cidade.

No mês de outubro, mais precisamente do dia 22 ao dia 31, obedecendo a uma máxima solenidade, foi realizado o novenário da padroeira, e, tudo aconteceu com prévia aprovação do viário, o então Pe. Bernardino de Carvalho, que nomeou os seguintes noiteiros, esperando dos mesmos o máximo de esforço e de boia vontade, para o brilhantismo do novenário:

Dia 22 – Levantamento da Bandeira a cargo da juíza do Novenário, a Exma. Sra. Dona Maria Joaquina de Jesus; dia 23 – José Florêncio, Pulquerio Pereira de Andrade e Cincinato de Andrade; dia 24 – Luiz de Melo, José Moura, Manoel Rodrigues da Silva, João Romão e José Aureliano de Barros; dia 25 – Claudino José da Silva e Cincinato Alves; dia 26 – Sebastião Oliveira, Gercino Bezerra, Adolfo Ribeiro e José Omena; dia 27 – José Diniz, Pantaleão Alves da Costa Couto e d. Minerva de B. Correia; dia 28 – João Alves e Filhos, Cícero Pedro, Manoel Alves e José Matias; 29 – João Cordeiro Duarte e irmãos, José Caetano dos Santos, João Francisco do Ó e Ismael Lira; dia 30 – João Barbosa, João Ferreira, Antonio Barbosa e

Menandro Filgueiras; dia 3l – Antônio Felix e filhos, Francisco Beltrão, Antônio Bezerra, Lucas Alves de Melo, José De Barros Correia.

Escrito em, 14.05.2019.

Pesquisa: PROGRAMA DAS FESTAS CENTENÁRIAS DA PARÓQUIA DE NOSSA SENHORA DO Ó -ALTINHO-PE. (p. 6 a 7, 1937).



__Compartilhe nossas postagens, marque seus amigos e deixe todos bem informados.

postado por Altinhoshow

0 comentários:

Postar um comentário

__

Tecnologia do Blogger.