Artigos

BIOGRAFADO: Ernani da Farmácia, por Antonio Aírton


Ernani Cavalcanti Cerqueira, nasceu em 2l de outubro do ano de 1914, em Recife-PE.
Estudou o Curso Primário e Comercial no Colégio Nóbrega, Recife-PE. Cursou os Preparatórios no Ateneu Pernambucano e Colégio Salesiano, Recife-PE. Concluiu o Curso Superior de Farmácia na Faculdade de Medicina do Recife, em 1938.
Ernani exerceu a profissão de farmacêutico durante todo o período de Guerra no 37 B.C, sediado em Caruaru, no ano de 1941, bem como nas cidades de Altinho e de Recife. Fez curso de Ciência em Inglês, na Faculdade Federal de Pernambuco, no ano de 1971.
Também exerceu algumas atividades no Estado da Paraíba: lecionou Inglês nos Colégios D. Pero II, Colégio Duque de Caxias e Escola Estadual de 1º e 2º Graus Professora Luzia Simões Bartollini, onde também foi professor bibliotecário, todos na Capital. Dirigiu um colégio da Fundação Padre Ibiapina e outro da Fundação Cariolano de Medeiros e fez parte da Academia Paraibana de Poesias.
Foi membro do Conselho Fiscal da Sociedade Comunitária do Jardim Planalto; Membro do Conselho Regional de Farmácia da Paraíba – CRF – 15 e sócio da COMPESA nesta capital.
Chegou a publicar alguns trabalhos, no “Almanaques do Recife”, dentre eles: “As mais belas das coisas”, (1950); “Altinho: Sucintos Aspectos de sua Formação” (1968),um livro de poesias “Vibrações Poéticas”, em 1986, dentre outros; participou do IV Congresso Nacional de Poesias, promovido pela Revista “BRASÍLIA”, de quem recebeu o diploma de participante na categoria DESTAQUE ESPECIAL, em outubro do ano de 1983.
Ernani Cavalcante saiu da cidade de Caruaru, onde tinha uma farmácia, para morar em Altinho – segundo informações - por volta dos anos de 1950, mas que era natural da cidade de Jaboatão dos Guararapes. Chegando em nossa cidade, montou uma farmácia com o nome Farmácia do Povo, no prédio que antes funcionava a loja de tecidos do Sr. Sebastião Oliveira, onde atualmente fica a loja de “Eliete de Cícero Guarda, por trás desse prédio também funcionava uma padaria pertencente ao Sr. “Zé Costa”, onde trabalhava como balconista Dona Maria de Anízio e também, com o tempo, chegou a dar aulas na Escola Professor Francisco Joaquim de Barros Correia, o “Ginásio Público de Altinho”.
Rebuscando o seu livro “Vibrações Poéticas”, destaquei, entre tantas outras – esta poesia que transcrevo a seguir:
- Amor –

Amor! Medalha de ouro
Fixada no coração.
Está num lado a imagem,
No outro a imaginação.

Seria o mundo sublime
Se todo o mundo soubesse,
Que o amor tudo redime,
Que o amor não envelhece.

Que vidas tão paralelas
- Sejam tristonhas ou belas –
Às duas reservam o amor,

Pois sempre iguais hão de ser
O destino da mulher
E o destino de uma flor.

Escrito por: Antonio Airton de Barros.
Em, 10.05.2020.
Foto: Redes Sociais.
Texto escrito com a colaboração de Dalma Maria Ferreira.


__Compartilhe nossas postagens, marque seus amigos e deixe todos bem informados.

postado por Altinhoshow

0 comentários:

Postar um comentário

__

Tecnologia do Blogger.