Noticias de Altinho PE

O DEFINITIVO ADEUS A "DONA MENININHA" ESCRITO POR ANTONIO AIRTON

Hoje o dia acordou triste com a notícia de que perdemos uma pessoa muito especial, uma grande profissional, exemplo de mãe, companheira e amiga, a professora Maria Filomena de Oliveira, conhecida pelos altinenses por “Dona Menininha”, filha do casal Mizael Alves de Oliveira e Maria do Ó Alves de oliveira.

Nascida no ano de 1946 no município de Altinho, desde criança já demonstrava gosto pela pedagogia pois foi uma aluna muito dedicada na educação primária - quando ao chegar em casa brincava de ser professora - até alcançar o Ensino Superior ao se formar no Curso de Letras pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letas de Caruaru (FAFICA).

Prestou concurso público e se tornou professora efetiva da Rede Estadual e Ensino, onde se aposentou, por muito anos foi professora no Colégio Comercial de Altinho e depois Colégio Monsenhor Bernardino de Carvalho.

Maria Filomena (Dona Menininha) mãe do meu amigo Alexandre Alves de Oliveira, foi uma mulher deslumbrante, uma professora séria, um ser humano maravilhoso, de caráter forte, mas também de uma sensibilidade grandiosa além uma inteligência admirável, uma conselheira.

Ao rabiscar esta humilde homenagem me pus a imaginar e relembrar as tantas vezes que fui a sua residência para conversar, ouvir ali os seus conselhos. Na maioria as vezes que fui, lá estava ela na sala dando aula de reforça a algumas crianças com tanta dedicação amor e carinho.

Eu ficava observando e ao mesmo tempo esperando a aula acabar para ela poder me dar atenção. Naquele momento eu confirmava o pensamento dos grandes teóricos da educação quando afirmam que: “ninguém nasce sabendo”, “ninguém sabe tudo”. Precisamos de alguém que nos ensine o que é importante para viver e atuar em sociedade.

“Dona Menininha” ao longo de sua trajetória contribuiu para a formação e desenvolvimento de centenas de alunos altinenses, proporcionando a eles experiências que transpuseram o âmbito intelectual. É um exemplo a ser seguido.

Ela, assim como tantos outros professores altinenses construiu relacionamentos sólidos com os alunos, com os colegas de trabalho e, portanto, deixou marcas, eternas lembranças em cada individuo que ajudou, na construção do conhecimento sistematizado.

Que Deus conforte toda a família, em especial o coração do seu filho único, o meu amigo de longos e de infindos anos Alexandre Oliveira.

Que a Maria Filomena lhe seja dado o Repouso Eterno sob a luz de Nosso Senhor Jesus Cristo. Vá em PAZ Dona Menininha.

Antonio Airton de Barros e Família.

Em, 08.04.2021.



__Compartilhe nossas postagens, marque seus amigos e deixe todos bem informados.

postado por Altinhoshow

0 comentários:

Postar um comentário

__

Tecnologia do Blogger.