Coronavírus

O AGRESTE DE PERNAMBUCO ESTÁ VIRANDO UMA GRANDE MANAUS. CEPA DO AGRESTE ASSUSTA PERNAMBUCO

A ciência ainda não detectou mas o povo já sabe: a nova cepa do coronavirus que circula pela região Agreste de Pernambuco é mais agressiva e letal. Pessoas diagnosticadas com Covid estão aparentemente bem e morrem subitamente de infarto ou trombose. Situação médica e hospitalar está no limite do limite.

CAOS COM NOVA VARIANTE; Nesta pandemia, vivo em busca de boas notícias. Informações promissoras, que levem esperança às pessoas, levantem o astral e a autoestima, alavanquem os negócios e os empreendimentos. Comento assuntos negativos com o coração partido. Porém não perco o meu natural espírito crítico nem abro mão de alertar as pessoas para aspectos que, na minha condição de cientista social e comunicador, percebo no comportamento coletivo.

ALERTA; 
O caderno PERNAMBUCO de O PODER, que circulou hoje às 13 horas, trouxe uma manchete impactante: O AGRESTE DE PERNAMBUCO ESTÁ VIRANDO UMA GRANDE MANAUS. Aquela Manaus que viveu dias terríveis que se transformaram no símbolo do mais dramático momento da pandemia.
O pior é que não há o menor sensacionalismo. A manchete expressa rigorosamente o sentimento e a realidade que aquela região vive hoje.

ABRE ASPAS; 
Governador Paulo Câmara: "Oficializamos o Ministério da Saúde solicitando um amplo processo de testagem para investigação de uma possível variante no Agreste. Solicitamos à pasta federal o envio de mais estoque, como também estamos em contato com Estados vizinhos para envio deste material”.

- Secretário de Planejamento e Gestão, Alexandre Rebêlo: “Mesmo com a maior rede de UTIs do Norte/Nordeste, a quantidade de pacientes que precisam de internação só aumenta. Temos registrados, no Agreste, na semana 20, 366 pacientes necessitando de leitos de UTI. Hoje não há mais equipe disponível nem insumos para abrirmos mais leitos”.

- Secretário de Saúde de Pernambuco, André Longo: "Pernambuco passa pelo pior momento da série histórica da pandemia. Há uma saturação da nossa rede assistencial, já transbordando para outras macrorregiões. Estamos transferindo pacientes para o Sertão. A fila tem sido crescente e bastante preocupante. Com esses dados nós passamos a trabalhar com a possibilidade de uma nova variante do Agreste, tendo em vista a rápida e letal propagação do vírus".

AGRESTE EM PÂNICO; 
No meio da tarde entra em contato a prefeita de Surubim, Ana Célia Farias, amiga de longas datas. Surubim , minha cidade, para quem não sabe, irradia influência para muitos municípios e mantém estreitos laços sócio-econômicos com os principais municípios do Agreste.

A prefeita foi enfática: "vivemos um cenário de guerra.
É preciso descobrir logo essa variante do Agreste. O que vemos é que os casos estão mais agressivos, cresceu muito a quantidade de pessoas com Covid que estão aparentemente bem e morrem inesperadamente de infarto ou trombose". 
Isso não é ciência. É saber.


Artigo de José Nivaldo Junior / jc 


__Compartilhe nossas postagens, marque seus amigos e deixe todos bem informados.

postado por Altinhoshow

0 comentários:

Postar um comentário

__

Tecnologia do Blogger.