Geral

Projeto Castra-Ação: saúde única e manejo populacional de cães e gatos.

Valor da proposta até: R$ 1.000.000,00

Objetivo do projeto: A redução do número de cães e gatos em situação de rua e maus tratos é uma urgência na maioria das cidades brasileiras. É uma questão de saúde única, visto que a superpopulação de animais nas ruas pode aumentar os casos de zoonoses, ou seja, da transmissão de doenças entre animais e humanos, principalmente em áreas de vulnerabilidade social, que não têm acesso facilitado a médicos veterinários e a informações para evitar o contágio. Devido à alta taxa reprodutiva e a ausência de políticas públicas eficientes de controle populacional, a interrupção desse ciclo se torna tarefa difícil, que deve ser realizada com ética, promovendo uma política de bem-estar e convívio saudável para todos. Assim, desde o início dos anos 1990 a Organização Mundial da Saúde (OMS) passou a recomendar a realização de políticas públicas de esterilização e identificação dos animais, acompanhadas de ações educativas junto à população.
A partir dos anos 2000, aderido à nova diretriz da OMS, no Brasil, várias cidades e estados passaram a proibir a captura e morte de cães e gatos, substituindo-a pela oferta de cirurgias de esterilização gratuitas ou a baixo custo. Em setembro de 2010, essa medida foi aprovada em Pernambuco, com a Lei 14.139, que vedou o extermínio e preconizou que, em seu lugar, sejam executados programas de esterilização, vacinação e educação sobre a guarda responsável. Entretanto, a falta de experiência por parte dos gestores públicos tem gerado grandes dificuldades em se cumprir a lei e se estabelecer políticas públicas eficazes no que tange o controle populacional de cães e gatos no estado de Pernambuco.
Nesse contexto, visando contemplar a demanda de cidades pernambucanas, a Universidade Federal de Pernambuco, através do projeto de Extensão Adote um Vira-lata, que possui vasta experiência nas ações de manejo populacional de cães e gatos, apresenta a proposta denominada de “CASTRA-AÇÃO: SAÚDE ÚNICA E MANEJO POPULACIONAL DE CÃES E GATOS”, a qual pretende contribuir para a implementação de políticas públicas eficazes nos municípios participantes, assim como apoiar as ações que já são realizadas pelo projeto.

Público alvo: Protetores independentes ou de associação protetora dos animais, gestores públicos municipais, médicos veterinários, estudantes de graduação e pós-graduação, especialmente das cidades de Altinho, Araripina, Belo Jardim, Cabo de Santo Agostinho, Carpina, Garanhuns, Gravatá, Jaboatão dos Guararapes, Lagoa do Carro, Paulista, Petrolina, Recife, Serrita, Trindade e Vitória de Santo Antão, e principalmente os animais em situação de vulnerabilidade.

Resultados esperados: *Formar gestores, protetores, médicos veterinários e estudantes extensionistas habilitados para planejar, implementar e avaliar medidas de Saúde Única voltadas para o controle de zoonoses e o manejo populacional de cães e gatos; * Promover a ética na convivência com os animais não humanos, através de ações educativas com gestores, protetores, tutores, adotantes e em comunidades em situação de vulnerabilidade social, tratando de temas essenciais em saúde única; * Promover a castração e a adoção de animais em parceria com os municípios participantes, através de gestores públicos, entidades organizadas ou protetores independentes; * Promover a implementação do método de CED (captura, esterilização e devolução) nas localidades que se fizer necessário; * Apoiar as atividades do Projeto de Extensão Adote um Vira-lata/UFPE.



__Compartilhe nossas postagens, marque seus amigos e deixe todos bem informados.

postado por Altinhoshow

0 comentários:

Postar um comentário

__

Tecnologia do Blogger.