Entretenimento

Tadeu Alencar lança livro ‘Lições de Madrugada’ no Recife na quinta-feira



Apaixonado por leitura e consequentemente por escrita desde muito jovem, ainda quando residia em Juazeiro do Norte, no Ceará, o hoje Deputado Federal por Pernambuco, Tadeu Alencar (PSB-PE), na quinta-feira, na Livraria Jaqueira do Recife Antigo, irá lançar o seu primeiro livro, que reúne artigos que foram escritos ao longo dos últimos 10 anos no Jornal do Commercio. 

"Escrever para mim é um hábito antigo, que veio um pouco misturado com o hábito da leitura. A leitura e a escrita eram asas que me permitiam sobrevoar paisagens distantes, que não estavam, muitas vezes, ao meu alcance. Mas eram também asas que me permitiam olhar paragens conhecidas, de ângulos diferentes. É uma espécie de poção mágica a que me afeiçoei, cada vez mais.  Publicar é uma emoção nova, é como se escancarássemos as portas e as janelas da nossa casa e permitir que todos vejam o que está a se passar lá dentro. Tem muita coisa desse tempo de escrita, prosa-poética, poesia, discursos. Esse primeiro livro é uma coletânea do que escrevi ao longo de 10 anos como articulista do Jornal do Commercio, a convite de Ivanildo Sampaio, então o seu editor-geral. São crônicas que falam do que faz a vida ter valor: a familia, os amigos, a saudade, o trabalho, o amor, a morte, a memória “, comentou Tadeu Alencar.

A ideia do livro veio no início da pandemia do Coronavírus e incentivado por diversos amigos, Tadeu resolveu avançar com o projeto.

"Aproveitei também o momento que vivíamos, de mais reclusão em casa, sem as idas e vindas semanais do Recife para Brasília e comecei essa organização. Os artigos factuais e os sobre política ficaram à parte, selecionei aqueles com uma pegada mais literária, que fale do Recife, essa penitenciária adorada, a tradição insurgente como um mote permanente, que me foi um guia na vida. Falo dos becos estreitos e igrejas seculares, mas falo da minha serra-mãe, a Chapada do Araripe, aquele sertão molhado que me viu abrir os olhos para o mundo e ainda tem o cerrado planaltino, de um céu escandaloso… “, afirmou: “Mais que lembranças, memória e memória queima ", concluiu Tadeu. 

"Num dado momento, consumido pela azáfama do trabalho, pensei: e agora, o que vou fazer com tudo isso? Aí me veio a frase que rompeu o dique: poemas na gaveta são peixes mortos no aquário. E eu quero os peixes vivos, se mexendo, nadando na água da vida. Lições de Madrugada é feito desse labor, 90% de transpiração e alguma inspiração que ela também é necessária”.

Lições de Madrugada será lançado pela editora pernambucana Cubzac, que tem Deborah Echeverria como responsável pela coordenação editorial. A obra tem 264 páginas e reúne 66 artigos publicados por Tadeu Alencar ao longo dos últimos anos no Jornal do Commercio. O livro tem o prefácio escrito por Ivanildo Sampaio, que foi diretor de redação do JC por muito tempo e hoje é integrante do Conselho Editorial do Sistema Jornal do Commercio de Comunicação. A publicação tem ainda desenhos do artista plástico Cavani Rosas e contou com projeto gráfico de Germana Freire e revisão de Heloísa Arcoverde.


__Compartilhe nossas postagens, marque seus amigos e deixe todos bem informados.

postado por Altinhoshow

0 comentários:

Postar um comentário

__

Tecnologia do Blogger.