Enfermeiros, técnicos de enfermagem e outros profissionais de saúde realizam um protesto no Recife, nesta sexta-feira (9). Os manifestantes são contra a decisão do ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF), de suspender a lei que criou o piso salarial da enfermagem.
A norma aprovada pelo Congresso fixou o piso em R$ 4.750, para os setores público e privado. O valor ainda serve de referência para o cálculo do mínimo salarial de técnicos de enfermagem (70%), auxiliares de enfermagem (50%) e parteiras (50%).
Os manifestantes saíram em caminhada pela Avenida Agamenon Magalhães por volta das 10h. As faixas no sentido Boa Viagem foram totalmente bloqueadas. Em seguida, eles pegaram a pista local, caminhando em direção ao Hospital Esperança, na Ilha do Leite.
Enfermeiros, técnicos, profissionais de saúde e simpatizantes da causa começaram a chegar à Praça do Derby, na região central do Recife, por volta das 9h. O ato foi convocado pelas redes sociais.
Os manifestantes levaram cartazes com dizeres como "respeitem o piso", "minha dignidade não é inconstitucional" e "liberem o piso da enfermagem". Bandeiras de Pernambuco, balões de encher na cor preta e apitos também foram utilizados.
Os integrantes do ato pediram a liberação do piso e disseram palavras de ordem, como "a enfermagem acordou".
Equipes da Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU) e da Polícia Militar foram enviadas para acompanhar o protesto.
Fonte: G1
__Compartilhe nossas postagens, marque seus amigos e deixe todos bem informados.
0 comentários:
Postar um comentário