Um homem de 58 anos foi internado no Recife com suspeita de ter contraído a Doença de Haff, conhecida popularmente como "doença da urina preta". Ele apresentou sintomas da enfermidade após comer um peixe da espécie budião frito em óleo, segundo a Secretaria de Saúde do Recife.
O paciente, de nome não divulgado, está no Hospital dos Servidores do Estado, no bairro do Espinheiro, na Zona Norte do Recife, desde 24 de abril. O g1 procurou a unidade para saber o estado de saúde dele, mas não recebeu resposta até a última atualização desta reportagem.
intomas
Ainda de acordo com a Secretaria de Saúde do Recife, o homem internado foi o único das quatro pessoas que comeram o peixe a apresentar sintomas.
Após quatro horas da ingestão do peixe, o paciente começou a apresentar:
⚠️ Urina escurecida;
⚠️ Rigidez muscular;
⚠️ Inchaço e dormência nas pernas;
⚠️ Elevação da enzima CPK (o que indica contração rápida dos músculos);
⚠️ Hiperemia de tonsilas (aumento de vermelhidão).
Estado de saúde
Ainda de acordo com a Secretaria de Saúde do Recife:
Dia 25 de abril: o paciente foi transferido para a Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) do Hospital dos Servidores do Estado, "onde permanece sob cuidados médicos";
Dia 26 de abril: na unidade de saúde, foram coletadas amostras clínicas de sangue, urina e fezes do paciente, que seguiram para análise no Laboratório Central de Saúde Pública de Pernambuco (Lacen-PE).
__Compartilhe nossas postagens, marque seus amigos e deixe todos bem informados.
0 comentários:
Postar um comentário