Na hora de limpar uma panela com um fundo todo queimado, não tem muito como escapar: você só vai ver resultados se esfregar bem – e, quanto maior a crosta de sujeira, mais tempo você vai precisar.
Mas duas coisas devem ser consideradas na hora de fazer a limpeza. A primeira é sempre usar um produto e água para agir na sujeira e a segunda é ficar atento ao tipo de fibra que você está usando para esfregar.
Abaixo, leia as dicas de especialistas colhidas pelo Guia de Compras para te ajudar a devolver o brilho às suas panelas.
Que produto usar?
O melhor método para limpar a panela envolve, além de esfregar, fazer uso do produto certo. “Sempre use um condutor químico para limpar. Nunca faça essa limpeza a seco”, diz João Pedro Fidelis Lúcio, responsável técnico da empresa de limpeza Maria Brasileira.
“O que a gente sempre recomenda são saponáceos líquidos. A gordura ali ficou carbonizada e esses saponáceos conseguem agir nisso e quebrar essa reação”, completa ele.
Lúcio também avisa que é preciso ser paciente: “O que a maioria das pessoas não faz é respeitar o tempo de ação do produto. Muitas vezes ele precisa ficar ali uns 15 minutos para deixar agir.”
E é sempre bom lembrar que “misturinhas” caseiras de produtos não são recomendadas por especialistas, já que não só fazem as substâncias perderem suas propriedades, como também podem ser perigosas.
“O ideal é usar bons produtos. Não tem por que usar misturinhas. A fórmula dos produtos de limpeza hoje está bem avançada e tecnológica”, acrescenta Priscila Castro, franqueada da Ecoville, fabricante de produtos do tipo. “Você pode usar ainda um bom desincrustante, com pH alto, aliado a uma fibra de limpeza”, conclui.
Além das misturinhas, evite ainda produtos destinados para a limpeza de outras áreas, como um limpa pedras ou um desengraxante. “Isso acaba com a panela e ainda é perigoso por deixar resíduos, sendo que ali é um utensílio usado para fazer comidas”, adverte Lúcio.
Produtos ou substâncias muito ácidas, como limão e vinagre, também não são recomendados, pois podem escurecer a panela – apesar de "receitinhas" com esses produtos estarem espalhadas pela internet.
Escolha bem a fibra de limpeza
A palha de aço é um recurso frequentemente utilizado para limpeza pesada, mas, nesse caso, não costuma ser recomendada por especialistas, especialmente se o material for aço inox.
“O uso de palha de aço não é indicado, para evitar riscos. Alguma partícula da palha pode também ficar em contato com a panela, provocando uma oxidação”, explica Darci Friebel, diretor da Tramontina.
E sabe aquela esponja verde e amarela, que quase todo mundo tem? Pelo mesmo motivo, o lado verde dela – mais abrasivo – deve ser usado com cautela. “Para a parte interna e o fundo da panela, você pode usar a parte verde da esponja. Para as partes brilhosas, use o lado amarelo, pois limpa sem riscar”, informa a Tramontina.
Mas se você está com medo de riscar até as partes foscas da sua panela, uma opção mais segura é investir em esponjas ou fibras de limpeza que se encaixem num meio-termo. “O melhor é usar aquela de fibra azul, que tem abrasividade, mas não chega a riscar as panelas”, indica João Pedro Lúcio.
🍳O que fazer para a panela não queimar mais?
“Quando a pessoa está cozinhando, especialmente no caso de frituras, um pouco de gordura – como óleo – pode cair da panela, entrar em contato com o fogo e acabar carbonizando”, explica João Pedro Lúcio.
“Esse tipo de sujeira é mais comum em frituras, que usam muito óleo e acabam espirrando”, alerta o diretor.
Para evitar que isso aconteça, as fabricantes recomendam usar a panela em fogo baixo e cozinhar com pouca gordura, além de deixar o fundo centralizado na chama do fogão e evitar que ela passe nos lados do utensílio.
“É importante lembrar que o grande segredo para manter as panelas sem manchas está no cozimento sempre em fogo baixo, garantindo que a chama do fogo não atinja a lateral da panela”, afirma Darci Friebel.
0 comentários:
Postar um comentário