Artigos

Saiba as complicações que a infecção urinária pode causar e te levar a morte



A infecção urinária ocorre quando bactérias que não são parte da flora deste sistema entram pelo canal da uretra e causam um quadro marcado por sintomas como dor ao urinar, vontade constante de fazer xixi e febre. Segundo o urologista Flávio Áreas, normalmente as bactérias se alojam na bexiga, e, neste caso, o tratamento costuma ser mais simples, administrado com antibióticos.

Conforme explica o médico, porém, as bactérias responsáveis pela infecção podem sair da bexiga, continuando seu caminho pelo ureter até os rins e à corrente sanguínea. Isso, segundo ele, complica muito a situação do paciente, e alguns fatores podem contribuir para esses quadros.

De acordo com Flávio, um quadro bastante comum é o de infecções que não são corretamente tratadas e, por isso, tornam-se recorrentes. “Nesses casos, o organismo fica resistente aos remédios que são sempre usados”, explica ele. Quando tratada adequadamente, a doença não costuma evoluir para quadros mais graves.

No entanto, em alguns casos, a ausência de um diagnóstico preciso e a demora no tratamento adequado podem levar a complicações sérias – e até fatais. Caso não seja tratada corretamente, pode evoluir para um choque séptico e causar a morte do paciente.

Possíveis complicações que podem levar a morte
No caso da infecção de urina, a contaminação, inicialmente localizada na bexiga, passa para os rins, dando origem à pielonefrite. O quadro acaba sendo mais complicado, já que a toxina bacteriana se espalha pela corrente sanguínea. A consequência é uma série de sintomas graves, como queda de pressão e taquicardia.

Já em casos mais graves ainda, pode evoluir para a sepse, como citado anteriormente. Por essa razão, na presença de quaisquer sintomas de infecção urinária, é fundamental procurar atendimento médico imediato. Caso os sintomas de infecção urinária estejam associados à febre, calafrios e vômitos, a busca por auxílio médico deve ser ainda mais rápida, pois isso sugere um quadro complicado.

Mulheres estão mais suscetíveis a doença
De acordo com estudos, as mulheres são mais suscetíveis à infecção urinária devido à sua anatomia, particularmente à menor extensão da uretra se comparada à do homem. Algumas mulheres apresentam quadros de infecção urinária de repetição, o que requer ainda mais vigilância com relação à doença.

Diante de qualquer sintoma indicativo de infecção urinária, como o desconforto ou forte odor ao urinar, a sensação de que a bexiga permanece cheia mesmo após a micção e dores na região lombar, é fundamental procurar ajuda médica. Ainda de acordo com especialistas, é necessário ingerir grande quantidade de água e evitar segurar a urina como medidas preventivas.c

Com informações Ministério da Saúde

__Compartilhe nossas postagens, marque seus amigos e deixe todos bem informados.

postado por Altinhoshow

0 comentários:

Postar um comentário

__

Tecnologia do Blogger.