Artigos

Carnaval: saúde ocular também merece cuidado na hora da festa



Com a chegada do Carnaval, vem um período de muita festa, cores e alegria. Mas essa época do ano também representa perigo para a saúde dos olhos. Segundo a Sociedade Brasileira de Oftalmologia (SBO), duas em cada 10 mulheres sofrem com problemas oculares causados pelo uso incorreto de produtos de maquiagem na região dos olhos.

No último fim de semana, a atriz e apresentadora Regina Casé utilizou as redes sociais para revelar que sofreu uma grave lesão na córnea por conta de uma cola de cílios postiços. Em vídeo publicado no Instagram, a artista contou que o episódio aconteceu no final de 2023 e o descreveu como “muito assustador”.

“Eu tinha feito um evento de horas, e foi aplicado uma cola de cílios, tomem muito cuidado com isso, que entupiu todas as saidinhas, meu olho parou de lubrificar, e um pedaço da cola ficou na córnea. Tive uma lesão química”, contou ela. O caso aconteceu logo depois que Regina viajou para Nova York para comemorar as festas de fim de ano.

“A lesão acontece quando uma substância química entra em contato com a córnea, causando irritação. No caso de Regina Casé foi a cola, algo sólido, mas também pode ser algo líquido ou mesmo em pó. Qualquer substância que cause fricção ou alguma reação química na superfície do olho pode causar um problema ocular“, explica a oftalmologista Bruna Ventura, do HOPE.

Na hora de usar maquiagem ou outros produtos de beleza, a recomendação é prestar muita atenção na procedência e ficar atento ao prazo de validade. O uso de cílios postiços e lentes de contato também precisa ser encarado com cuidado, já que são corpos estranhos para os olhos.

Vale lembrar que em 2023, houve uma verdadeira explosão de casos no Recife relacionados ao uso de pomadas modeladoras para tranças. Ao entrar em contato com o suor e a chuva, o produto escorria para os olhos, causando problemas como dor, visão embaçada e sensação de queimação na área.

“O primeiro ponto muito importante a ser feito quando se sente algo irritando os olhos é lavá-los copiosamente com água corrente para remover a substância que está causando essa irritação. Se esse agente que está causando uma ferida na córnea não é removido, essa ferida vai ficando cada vez mais profunda e gerando maior comprometimento para a visão, que pode se tornar permanente”, afirma a oftalmologista Bruna Ventura.

Os principais sintomas podem incluir olhos vermelhos, coceira, lacrimejamento, sensibilidade à luz, dificuldade para manter os olhos abertos, entre outros. Em alguns casos, o paciente pode desenvolver ceratite, que é um arranhão na córnea. Esse arranhão funciona como uma porta de entrada para infecções nos olhos e pode até ocasionar a perda da visão.

“Se após a lavagem o olho continuar vermelho, irritado, doendo ou ainda com uma sensação de corpo estranho é muito importante procurar logo ajuda médica”, finaliza a oftalmologista Bruna Ventura.

__Compartilhe nossas postagens, marque seus amigos e deixe todos bem informados.

postado por Altinhoshow

0 comentários:

Postar um comentário

__

Tecnologia do Blogger.