Noticias

Ossadas humanas são encontradas no MERCADO DE SÃO JOSÉ e requalificação é PARALISADA



A requalificação do Mercado de São José, no localizado no Centro do Recife, foi temporariamente interrompida após a descoberta de quatro ossadas humanas durante as obras.

Os restos mortais foram encontrados durante escavações para a fundação do mezanino, que será construído como primeiro andar do mercado.

A Diretoria de Preservação do Patrimônio Cultural da Prefeitura comunicou o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) sobre a descoberta.

A Prefeitura do Recife, responsável pelo projeto, suspendeu os trabalhos no local onde os achados foram encontrados, aguardando a conclusão dos estudos arqueológicos.

A arqueóloga do Iphan, Mônica Almeida, inspecionou o local e determinou a paralisação das obras na parte não escavada do mercado.

A partir de agora, qualquer escavação só poderá ser realizada na presença da equipe de arqueologia.

Mônica Almeida ressaltou a urgência na contratação de uma equipe de arqueologia para preservar os enterramentos identificados, que se encontram em iminente estado de perda total e irreversível.

“É urgente a contratação da equipe de arqueologia para efetivação das pesquisas arqueológicas na área, com o objetivo de salvaguardar não somente os enterramentos identificado, considerados enquanto vestígios sensíveis por se tratarem de pessoas mortas e serem material orgânico extremamente friável e que se encontrava em um microclima que favorecia a sua preservação e ao ser exposto com as escavações realizadas encontram-se em iminente estado de perda total e irreversível”, disse Mônica Almeida.

O projeto de requalificação do Mercado de São José permanece mantido, aguardando os desdobramentos das investigações arqueológicas.

__Compartilhe nossas postagens, marque seus amigos e deixe todos bem informados.

postado por Altinhoshow

0 comentários:

Postar um comentário

__

Tecnologia do Blogger.