Noticias

Governo de Pernambuco proíbe torcidas nos próximos cinco jogos do Santa Cruz e do Sport após onda de violência causada por organizadas




O governo de Pernambuco anunciou, na noite do último sábado (1º), a proibição da presença de torcedores em cinco jogos do Santa Cruz e do Sport. A medida foi determinada depois que uma onda de violência, causada por brigas entre torcidas organizadas, tomou conta do Recife e Região Metropolitana horas antes da partida entre os clubes no estádio do Arruda, na Zona Norte do Recife.

Segundo o governo, uma portaria será publicada em uma edição extraordinária do Diário Oficial com a proibição, que vale para jogos de qualquer campeonato envolvendo algum dos dois times. Além disso, uma resolução do Ministério Público de Pernambuco também será publicada recomendando que os clubes realizem o cadastramento biométrico de seus torcedores.

"A gente precisa ter o controle de quem compra o ingresso, ter a biometria, que é uma exigência de lei. [...] A decisão de suspender a presença de torcedores nos próximos jogos é para que a gente efetivamente faça o contato com a federação e os clubes para que as medidas sejam implementadas", disse o secretário de Defesa Social, Alessandro de Carvalho.
As decisões foram acertadas entre a governadora Raquel Lyra (PSDB), o desembargador Mauro Alencar, do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), e o procurador-geral de Justiça do estado, José Paulo Xavier, que se reuniram, por cerca de cinco horas, no Centro Integrado de Comando e Controle Estadual (CICCE), no bairro de São José, na área central do Recife.

Segundo Raquel Lyra, as medidas são necessárias "para que se possa seguir um protocolo de cumprimento de cadastramento, reconhecimento facial e identificação dos torcedores que frequentam os estádios". "Não dá mais para tolerar que casos como esse possam acontecer no estado", afirmou.

Ainda na manhã de sábado, vídeos chocantes tomaram as redes sociais com imagens de brigas generalizadas entre torcedores, depredação de estabelecimentos comerciais, confronto com a polícia e muita violência.

Correria e briga de torcedores são registradas antes de jogo entre Santa Cruz e Sport.

Doze pessoas feridas foram levadas ao Hospital da Restauração, no bairro do Derby, na área central do Recife. Seis receberam alta e três seguem internadas. Não foram divulgados detalhes sobre o estado de saúde delas.

Atualização: Na manhã do último domingo (2), o Hospital da Restauração informou que quatro pessoas seguem internadas na unidade, com quadro de saúde estável.

Segundo a Polícia Civil, 14 pessoas foram detidas por violência, após incidentes nos bairros da Iputinga, Torre e Madalena. Três pessoas foram autuadas na Delegacia de Paulista, município da Região Metropolitana, em flagrante delito por tentar invadir o Terminal Integrado de Passageiros Pelópidas Silveira.

No Cabo de Santo Agostinho, também no Grande Recife, foram realizadas de três prisões em flagrante, após um confronto no município com uso de explosivos. Os casos serão investigados pela Delegacia de Polícia de Repressão à Intolerância Esportiva.

Ao longo do dia, as ruas do Recife ficaram vazias e os relatos da população cancelando compromissos com medo de sair às ruas tomaram as redes sociais e aplicativos de mensagem.

Supermercados e lojas do bairro da Torre, na Zona Oeste do Recife, foram saqueados. Nos bairros da Madalena e da Encruzilhada, na Zona Norte, estabelecimentos comerciais fecharam as portas. A partida, pelo Campeonato Pernambucano, aconteceu no estádio do Arruda, na Zona Norte da cidade, e terminou por volta das 18h30. O Santa Cruz venceu por 1 a 0.
Informações do g1

__Compartilhe nossas postagens, marque seus amigos e deixe todos bem informados.

postado por Altinhoshow

0 comentários:

Postar um comentário

__

Tecnologia do Blogger.