Geral

Mulher completa mais de dois meses com rim de porco e se torna a primeira a sobreviver tanto tempo com órgão de animal



Essa é a primeira vez que um paciente sobrevive tanto tempo com o órgão. Recuperação é esperança para quem espera por transplante. No Brasil, são mais de 40 mil pessoas.

A mulher que recebeu um rim de porco após anos de hemodiálise é a primeira a sobreviver tanto tempo com o órgão do animal. Towana Looney está saudável há dois meses após o transplante, e o resultado traz esperança para milhares de pacientes ao redor do mundo.

A cirurgia foi realizada em novembro de 2024 pela equipe de pesquisadores do NYU Langone Transplant Institute, nos Estados Unidos. Desde então, ela segue bem.

"É uma nova visão da vida, sou uma supermulher", disse Towana em entrevista à Associated Press.

Antes dela, outros quatro pacientes receberam um rim de porco, mas nenhum sobreviveu por mais de dois meses com o órgão. Towana já ultrapassou os 65 dias saudável após o transplante e com isso é a primeira a ultrapassar o marco e se tornou a única mulher viva com um rim de um animal.

Towana luta por um rim desde 2017. Tudo começou quando em 1999 ela doou um rim para a mãe, que tinha insuficiência renal. Anos depois, durante a gravidez, ela desenvolveu a mesma doença devido a complicações causadas pela pressão alta. Em dezembro de 2016, iniciou o tratamento com hemodiálise e, um ano depois, entrou na lista de espera para transplante, mas nunca encontrou um doador compatível.

Durante todos esses anos, ela dependia da hemodiálise, com sessões semanais que a mantinham horas conectada às máquinas. Hoje, comemora o fato de já conseguir ultrapassar seus parentes em longas caminhadas por Nova York, onde permanece até o fim do acompanhamento médico, previsto para encerrar em um mês.

Segundo os médicos, ela está saudável, sem qualquer sinal de rejeição, e sua função renal está completamente normal.

“Estamos bastante otimistas de que isso continuará funcionando bem por um período significativo”, disse o médico Robert Montgomery, que liderou o transplante.
Informações do g1.

__Compartilhe nossas postagens, marque seus amigos e deixe todos bem informados.

postado por Altinhoshow

0 comentários:

Postar um comentário

__

Tecnologia do Blogger.