Pernambuco recebeu a primeira cirurgia cardíaca teleorientada realizada pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O procedimento foi realizado na última quinta-feira (31), no Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (IMIP). Na ocasião, uma criança de 6 anos foi operada com orientação em tempo real pela equipe do Hospital do Coração (HCor), em São Paulo.
A dinâmica da cirurgia consistiu em um acompanhamento em tempo real por meio de um sistema integrado e interativo de sinais múltiplos de áudio, vídeo e dados, conectando uma sala cirúrgica remota a um centro de comando de teleorientação. A ação faz parte do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS).
“O trabalho realizado com o IMIP contempla um aperfeiçoamento na reestruturação integral da linha de cuidado do paciente cardiopata. Hoje, acompanhamos os casos de forma contínua e à distância, por meio de recursos como telerounds para monitorar pacientes atendidos no telediagnóstico, teleinterconsulta para orientações antes e depois da cirurgia, além do suporte em UTI e enfermaria. Durante a cirurgia, contamos com o TAC, um sistema inovador criado pelo Núcleo de Inovação do InCor, que permite à equipe do Hcor acompanhar e orientar todo o procedimento em tempo real”, esclarece a líder médica responsável pelo Serviço de Cardiologia Pediátrica e Cardiopatias Congênitas do Hcor, Dra. Ieda Jatene.
O IMIP conta agora com a transferência de tecnologia, especialização e monitoramento dos casos atendidos, para melhorar o desempenho em produção e complexidade assistencial como Centro de Referência em Alta Complexidade Cardiovascular.
__Compartilhe nossas postagens, marque seus amigos e deixe todos bem informados.
0 comentários:
Postar um comentário