A montadora chinesa BYD (Build Your Dreams) inaugurou nesta quinta-feira (9) a primeira fábrica de veículos elétricos e híbridos do Brasil, localizada no Polo Industrial de Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador. O investimento no complexo é de R$ 5,5 bilhões, consolidando a Bahia como um polo estratégico da indústria automotiva nacional.
Construída em uma área de 4,6 milhões de metros quadrados — o equivalente a 645 campos de futebol — a fábrica foi erguida do zero no antigo terreno da Ford, desativada em 2021. O local foi adquirido pelo Governo do Estado e cedido à BYD como parte de um plano de reindustrialização da região.
Capacidade de até 300 mil veículos por ano
O complexo começa com capacidade para produzir 150 mil veículos por ano, com planos de expansão para 300 mil na segunda fase. Inicialmente, o processo será no sistema SKD (Semi Knocked-Down), mas a expectativa é evoluir para produção 100% nacional, incluindo estampagem, soldagem, pintura e montagem final.
O primeiro modelo a sair da linha de montagem é o BYD Dolphin Mini, o carro elétrico mais vendido do Brasil em 2024. A produção inicial também incluirá os híbridos BYD Song Pro e BYD King, ambos nas versões GL e GS.
__Compartilhe nossas postagens, marque seus amigos e deixe todos bem informados.
0 comentários:
Postar um comentário