Artigos

ALTINHO URBANO: “Seu Caetaninho” escrito por Antonio Aírton

Caetano Bento de Figueirêdo – Seu Caetaninho, como minha inesquecível Maia de Benvinda o chamava, nasceu no dia 22 de outubro do ano de 1886 e era natural da cidade de Vitória de Santo Antão.

Filho de Caetano Bento de Figueirêdo e Lucinda de Alcântara Figueirêdo. Em 1904 foi estudar na cidade do Recife, morando na casa de Léa, sua prima carnal. Em Recife, foi farmacêutico e dentista autodidata, vocação herdada de sua família.

Como dentista, naquela época, percorria os engenhos extraindo os dentes dos trabalhadores. Me contou o Sr. Antonio Benevides que Seu Caetaninho chegou a extrair os dentes João Cleofas de Oliveira, que era deputado na época e que também chegou a ser candidato a governador.

No ano de 1937, se matriculou na Faculdade de Odontologia, mas, por motivos superiores não conseguiu se formar. Era uma pessoa que sabia fazer amizades e fortaleceu grandes laços de amizade com Gercino de Pontes, Otávio de Freitas, Inácio de Arruda, Pantaleão Alves da Costa, João Campêlo, (Coletor), Manoel Joaquim de Oliveira, Dão Rocha, Dr. Silva Filho, Elpídio de Menezes, Rubens Lemos, dentre outros.

Além de dentista, Seu Caetaninho também foi protético e farmacêutico aqui em Altinho. Também foi o fundador teatro de Altinho, sendo ator juntamente com Inácio de Arruda, Conceição Andrade, Carmélia Diniz e outros. Chegou a ser presidente da Banda Santa Cecília de nossa cidade. Foi fundador do bloco carnavalesco “Desarme a Rede”, juntamente com João Campêlo, Zé Figueirêdo, Caetano do Padre, que por sinal foi um grande violonista.

O bloco Desarme a Rede, era um bloco de pau e corda, no qual todos vestiam roupas vermelho e branco e que se organizavam num prédio onde funciona hoje a Farmácia Melo.

Caetano Bento, o Seu Caetaninho, teve os seguintes filhos: José Lins de Figueirêdo,  Ana de Andrade Figueirêdo Carvalho, Maria do Socorro Figueirêdo Ribeiro, Drª Cristina de Figueirêdo Bezerra, Maria Aurora de Figueirêdo Benevides, Antonio Luís de Figueirêdo e Manoel Esteves Lins de Andrade de Figueirêdo.

Com certeza Caetano Bento de Figueirêdo foi um grande ícone do passado altinense, pelo seu comportamento, pelos serviços prestados, principalmente a nossa comunidade, por sua postura cidadã, e, sobretudo, pelo comprometimento com o bem comum.


Autor do Artigo: Antonio Airton de Barros – Professor Especialista no Ensino de História.

Em, 08.02.2019.


__Compartilhe nossas postagens, marque seus amigos e deixe todos bem informados.

postado por Altinhoshow

0 comentários:

Postar um comentário

__

Tecnologia do Blogger.