Política

Questão ambiental só importa 'aos veganos que comem só vegetais', diz Bolsonaro


O presidente Jair Bolsonaro participa de formatura de novos paraquedistas na Vila Militar, ao lado do governador Wilson Witzel Foto: Alexandre Cassiano / Agência O Globo
O presidente Jair Bolsonaro participa de formatura de novos paraquedistas na Vila Militar, ao lado do governador Wilson Witzel Foto: Alexandre Cassiano / Agência O Globo

RIO — Ao reafirmar a intenção de transformar a baía de Angra dos Reis , na Costa Verde do Rio, na "Cancún brasileira" , o presidente Jair Bolsonaro afirmou que apenas "veganos que comem só vegetais" se preocupariam com a questão ambiental. Após participar da formatura de novos paraquedistas das Forças Armada, na Vila Militar, na Zona Oeste da capital fluminense, o chefe do Planalto foi questionado se o meio ambiente não era importante na proposta para a Estação Ecológica de Tamoios .
— Só aos veganos que comem só vegetais [é importante a questão ambiental] — respondeu o presidente, em declarações reproduzidas pelo jornal "Folha de S. Paulo". — Outros países com baía não tão exuberante como a de Angra conservam o meio ambiente. Se quiséssemos fazer uma maldade, cometer um crime, nós iríamos à noite ou em um fim de semana qualquer na baía de Angra e cometeríamos um crime ambiental, que não tem como fiscalizar.

Bolsonaro anunciou em maio que mudaria, por decreto, as regras de preservação da Estação Ecológica de Tamoios, em Angra dos Reis. A ideia, segundo ele, seria transformar a região em uma "Cancún brasileira", em referência ao famoso balneário mexicano. O local é o mesmo  onde ele foi flagrado por fiscais do Ibama em janeiro de 2012 . Bolsonaro estava dentro de um bote, com farto material de pesca e foi autuado por pesca ilegal.

A região, formada por ilhas e rochedos, é essencial para a preservação de espécies ameaçadas de extinção e para a pesquisa da ecologia marinha.

Neste sábado, o presidente criticou que, para derrubar um decreto e poder transformar a área da reserva, precise trabalhar pela aprovação de uma lei. Ele citou que Cancún faturaria US$ 12 bilhões por ano, e a baía de Angra só receba dinheiro "que vem de cuscuz, cocoroca e água de coco".
— E o estado do Rio com dificuldades. Vamos fazer da baía de Angra um Cancún. Tem gente de fora do Brasil que a custo zero transforma a baía de Angra talvez na primeira maravilha do Brasil — destacou.

Durante a defesa da "Cancún brasileira", Bolsonaro voltou a contestar os dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) sobre desmatamento no país. O presidente disse ainda que o diretor instituto estaria “agindo a serviço de uma ONG”. Chefe do Inpe, Ricardo Magnus Osório Galvão rebateu as críticas e confirmou os dados.

— Esses dados do Inpe, semana que vem vocês vão ter uma surpresa — disse Bolsonaro, sem dar detalhes.


fonte o Globo

__Compartilhe nossas postagens, marque seus amigos e deixe todos bem informados.

postado por Altinhoshow

0 comentários:

Postar um comentário

__

Tecnologia do Blogger.