Artigos

AS MULHERES QUE AJUDARAM A CONSTRUIR FUTUROS BRILHANTES


Foi olhando para a imagem abaixo que me veio a inspiração para escrever este texto. É uma fotografia que representa uma época, um período diferente na história da educação brasileira e, sobretudo na educação de nossa cidade.
Nesta imagem está representada parte de uma equipe de ´professoras altinenses que assim como tanto outras (os) venceram os mais variados tipos de dificuldades, se formaram no magistério e deram tudo de si em termos de profissionalismo para contribuir com a educação e o aprendizado de muitas crianças e jovens altinenses com criatividade, capazes de refletir sobre a realidade e deste modo nela atuarem, valorizando a vida, a cultura e o estudo como elementos construtores do conhecimento individual e coletivo, culminando portanto, na construção de valores, o que hoje infelizmente, é um desafio bem desafiador.
Elas foram de uma época em que o respeito e a admiração pelo professor eram a práxis, tanto por parte dos alunos quanto por parte da família.
Mesmo praticamente sem nenhum recurso tecnológico avançado, algo novo, mesmo que causasse impacto ameaçador como o que aconteceu com a chegada do computador onde muitos achavam que os mesmos poderiam ser um entrave no processo de ensino-aprendizagem, essas professoras usaram de métodos eficientes para dar aulas de qualidade, diferente do que ocorre hoje que se dispõe de uma grande variedade de ferramentas pedagógicas para ajudarem no processo ensino-aprendizagem como afirma Perrenoud (2002): “Hoje parece mais claro que o desenvolvimento científico não pode ser considerado de forma desvinculada do projeto a que serve, que ele se realiza em um cenário de valores socialmente acordados. As ciências precisam servir às pessoas e a organização da escola deve visar, primordialmente, ao desenvolvimento das competências. As ciências não são um fim em si, nem podem ser consideradas um obstáculo ao desenvolvimento pessoal, mas precisam ser vistas na perspectiva de meios, de instrumentos para a realização dos projetos pessoais.”
Pois é, há tempos atrás, por meio de muito esforço e dedicação por parte dessas professoras que tinham consciência de que o seu papel era o de ajudar os jovens a realizarem os seus sonhos com sucesso, muitos deles atingiram seus ideais, porque elas sempre tiveram a convicção de que estimulando as crianças e os jovens de forma adequada eles se tornariam adultos bem-sucedidos. E, a comunidade altinense sempre se sentiu orgulhosa de muitos estudantes que atualmente são profissionais brilhantes.
É durante o período em que o aluno se prepara para o mundo do trabalho que ele tem como modelo de referência o professor. Dessa maneira percebe-se que se torna evidente a grandeza e a responsabilidade do professor do qual sempre se exige compromisso consigo mesmo e com o próximo.
Parabéns a estas e a tantas outras professoras (es) altinenses que ao longo de toda sua trajetória procuraram construir relacionamentos sólidos com os alunos e colegas de trabalho, haja vista que a educação é acima de tudo uma atividade que envolve pessoas e sentimentos. O professor consciente sabe que o seu trabalho é plantar uma semente de esperança em cada aluno que cruzar o seu caminho.

AUTOR: Antonio Airton de Barros – Professor Especialista no Ensino de História.
Escrito em, 02.10.2019
*Perrenoud, Philipe. As competências para ensinar no século XXI: a formação dos professores
E o desafia da avaliação/ Philipe Perreoud, Monica Gather, Lino de Macedo, Nilson José Machado e Cristina Dias Allessandrini; trad. Cláudia Schilling e Fátima Murad. 2002.
FOTO: Djair de Carlos
As professoras que aparecem na foto: Aparecida Correia, Edilene Oliveira, Niete Torres, Walderez Marinho, Inalda Pessoa Félix, Ângela Santos, Carmem Lúcia e Maria Cavalcante, Rosilda Barros, Zeneide Carvalho, Giselma Amorim,  Por ocasião de um desfile Cívico.


__Compartilhe nossas postagens, marque seus amigos e deixe todos bem informados.

postado por Altinhoshow

0 comentários:

Postar um comentário

__

Tecnologia do Blogger.