Coronavírus

Morre Dom Henrique Soares


O Bispo Dom Henrique Soares acaba de falecer.

Filho de Lourival Nunes da Costa e Maria Francisca Tereza Soares da Costa. Cursou os estudos primários na cidade de Junqueiro e também em Maceió. Em 1981 ingressou no Seminário de Maceió e, em 1984 concluiu o bacharelado em Filosofia pela Universidade Federal de Alagoas. No período de 1985 a 1989 foi noviço no Mosteiro de São Bento, na cidade do Rio de Janeiro, e no Mosteiro Trapista de Nossa Senhora do Novo Mundo.

Regressou para o Seminário de Maceió, em 1990 onde iniciou a faculdade de Teologia. No ano seguinte, foi para Roma e concluiu a Teologia na Pontifícia Universidade Gregoriana, com mestrado em Teologia Dogmática.

Foi ordenado sacerdote aos 15 de agosto de 1992. Como sacerdote, foi reitor da Igreja Nossa Senhora do Livramento, em Maceió, de 1994 a 2009 foi professor de teologia no Seminário Provincial de Maceió e no Curso de Teologia do Centro de Estudos Superiores de Maceió; também foi professor no Instituto Franciscano de Teologia, na cidade de Olinda, e no Instituto Sedes Sapientiae, em Recife.

Foi membro do Conselho Presbiteral da Arquidiocese de Maceió, do Cabido Metropolitano e do Colégio de Consultores; ainda foi Vigário Episcopal para os leigos e coordenador da Comissão de Formação Política e responsável pelos diáconos permanentes e pela escola diaconal arquidiocesana.

Aos 1 de abril de 2009 foi nomeado pelo Papa Bento XVI como Bispo-Auxiliar da Arquidiocese de Aracaju com a sede titular de Acufida. Foi ordenado bispo no dia 19 de junho de 2009, por Dom Antônio Muniz Fernandes, Arcebispo de Maceió.

No dia 19 de março de 2014 o Papa Francisco o nomeou bispo da Diocese de Palmares.

No dia 04 de julho de 2020, foi internado no Hospital Memorial São José, em Recife, com quadro grave de problema respiratório, vítima do COVID-19 vindo a falecer na noite do dia 18 de julho.

Repercussão

Recebi na noite deste Sábado, com profundo pesar e consternamento, a notícia do falecimento do Bispo da Diocese de Palmares, Dom Henrique Soares.

Dom Henrique estava internando na UTI do Hospital Memoral São José em Recife após complicações da COVID-19. 

Seu exemplo de Fé, perseverança e humildade ficará gravado na memória de todos os palmarenses que hoje choram a dor desta partida.

Como Prefeito,  participei de inúmeras reuniões com o Bispo Dom Henrique e pude aprender muito com sua sensibilidade e amor pelo próximo nas lutas sociais.

Neste momento de dor, quero transmitir meus sentimentos a todos seus familiares e amigos.

Estou Decretando nesta data LUTO OFICIAL em Palmares por três dias.

Palmares, 18 de julho de 2020.

Altair Bezerra da Silva Júnior
(Prefeito)

A Prefeitura Municipal da Água Preta, por meio de seu Prefeito, Eduardo Coutinho, Vice-Prefeito, Antônio Fragoso, secretários, diretores, coordenadores e demais servidores deste município, lamentam com profunda tristeza o falecimento do bispo emérito da diocese do Município dos Palmares, Dom Henrique Soares.

Dom Henrique dedicou sua vida ao aprimoramento das causas religiosas, promovendo o melhoramento das paróquias da região.

A comunicação com os fiéis foi outro marco na carreira de Dom Henrique levando a palavra de Deus para vários municípios.

Dom Henrique estava internando na UTI do Hospital Memorial São José em Recife após complicações da COVID-19 e estará para sempre na memória do nosso município e da nossa região. Que Deus possa confortar os parentes, amigos e tantos fiéis.  

A Prefeitura da Água Preta, solidariza e manifesta voto de profundo pesar e luto neste momento de imensa dor para todos nós.


__Compartilhe nossas postagens, marque seus amigos e deixe todos bem informados.

postado por Altinhoshow

0 comentários:

Postar um comentário

__

Tecnologia do Blogger.