Noticias de Altinho PE

Altinho-PE: Moradores de localidades denunciam desvio de água para irrigar capim.

imagem ilustração

Populares dos Sítios Jatobá  e Brejo de Cachoeira, comunidades rurais do município de Altinho, no agreste de Pernambuco, fazem denúncia por falta de abastecimento D'água. Segundo a denúncia relatada,  há mais de um mês que os moradores estão comprando água para consumo próprio. Ainda segundo informações, os denunciantes alegam que procuraram com o responsável pelo controle de abastecimento de água daquela localidade e até o momento nada foi resolvido. 
A nossa produção foi tomar ciência da situação e um fato curioso chamou a atenção. Há veracidade na falta de abastecimento dos moradores das localidades dos Sítios Jatobá e Brejo de Cachoeira, no entanto, o motivo de obstrução não é falta de controle na abertura de água e sim os desvios da água por meio de alguns "espertinhos" que utilizam do bem hídrico social para  irrigar capim nós seus terrenos. Pasmém mas é a verdade. Nossa produção entrou em contato com o Secretário de Agricultura e Meio ambiente Elenildo Arraes, uma vez que a Secretaria é responsável pelo controladas águas na zona rural e o Secretário respondeu com indignação que já tentou de várias formas resolver a situação. Inclusive realizado um acordo de rodízio mas os aproveitadores plantadores de capim, vargem e criadores animais usam a água antes de chegar a comunidade rural de Cabeleira ( Guaraciaba) e daí impedem a população do usofruto de direito.
Então é lamentável amigos a inconsciente atitude egoísta de alguns que pensam apenas no próprio umbigo e esquecem que a fonte hídrica é popular e a Prefeitura Municipal de Altinho, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio ambiente realizou toda a logística de adutora e encanação pra atender a todos e não aos latifundiários que tentam monopolizar a água a seu Bel prazer e serviço. Esse tipo de atitude é crime e cabe às autoridades responsáveis, bem como está população denunciante procurar o Ministério Público a fim de que as pessoas que são atravessadores da água possam sofrer a punição cabível. A água encanada não é produto individual ou exclusivo de poucos e sim direito da comunidade a quem foi destinada e a quem tem direito. Esperamos da consciência destes que desviam a água que possam agir de forma sensata e  com equidade. Da mesma forma esperamos que os populares e autoridades competentes usem do seu direito de justiça para resolver tal situação, uma vez que a água é considerada coisa alheia móvel e sua subtração com fins de apoderação para fins próprios é crime configurado no Código Penal, artigo 155. Bem como, a captação clandestina de água configura o crime de furto(RT 750/638).
Estaremos de olho!

__Compartilhe nossas postagens, marque seus amigos e deixe todos bem informados.

postado por Altinhoshow

0 comentários:

Postar um comentário

__

Tecnologia do Blogger.