Artigos

DR. CARLOS DE CASTRO: Um legado admirável, escrito por Antônio Airton


Carlos Henrique de Almeida Castro, nasceu no dia 29 de fevereiro do ano de 1940 na cidade do Recife-PE.

Filho do Médico Dr. Oscar de Almeida Castro e Dona Sebastiana de Almeida Castro, sendo seus irmãos: Maria da Conceição Castro da Silva, irmã gêmea (in memória) Maria Tereza de Castro Freitas, Luís Carlos de Almeida Castro (in memória) Carlos Alberto de Almeida Castro, Maria Lúcia de Castro Pereira, Carlos Augusto de Almeida Castro (in memória) Carlos Eduardo de Almeida Castro e Maria Ester Castro de Lima.

Dr. Carlos viveu a sua infância e adolescência na cidade do Recife, estudou no Colégio Ginásio Pernambucano, formou-se no Curso de Medicina em dezembro do ano de 1966 pela Faculdade de Ciências Médicas (UFPE) médico com especialização em Ginecologia e Obstetrícia.

Depois de formado foi morar na cidade de Macaparana, tempos depois mudou-se para a cidade de Igarassu, passados alguns anos voltou a morar em Recife, só em 1982 veio morar em Altinho.

Em 6 de maio do ano de 1967 casou-se com Ana Maria Cavalcante de Almeida Castro, sendo filhos do casal: Simone, Oscar. Jaqueline, Carlos Filho, Giane, Gleyce, Gilvan e José Júnior. Segundo “Carlinhos”, alguns legítimos, outros, Deus o presenteou.

Como residente Carlos de Castro trabalhou no SANDU (Serviço de Assistência Médica Domiciliar e de Urgência) na cidade de Goiânia, depois de formado trabalhou: no Hospital de São Vicente Ferrer, Hospital da cidade de Macaparana, na TECANOR (Tecanor S/A Têxtil Catarinense do Nordeste) na cidade de Paulista, Hospital Colônia Professor Alcides Codeceira em Igarassu, Hospital Getúlio Vargas Recife-PE, Hospital da cidade de Ibirajuba; foi Diretor Regional do IPSEPE no Estado de Pernambuco, atuou em PSF de várias cidades.

No ano de 1974 o médico Carlos de Castro experienciou na carreira política, a princípio, ajudando o seu amigo Maviael Cavalcante, então candidato a deputado estadual, atitude que despertou o olhar político do seu tio e grande líder político, o Engenheiro Dr. Manoel César de Morais Rego.

Candidatou-se a prefeito da cidade de Altinho seis vezes: a primeira vez no ano de 1976 tendo como candidato a vice o amigo desembargador Dr. Antônio de Melo e Lima, seu adversário era o saudoso Júlio Rodrigues Filho; em 1982, com o vice o Sr. Antônio Assunção disputou a eleição contra o candidato Amaro Costa (Senhorzinho) no ano de 1992, o seu candidato a vice era o médico e amigo Dr. José Alberto de Melo e Lima, o adversário era o Sr. José Batista Guerreiro; em 2000, teve como candidato a vice o saudoso amigo o Dr. Orlando Aniceto, o candidato adversário era o Sr. José Ferreira de Omena (Zeca Omena) 2004, tendo como candidato a vice o médico Marcos Sampaio disputou a eleição com o saudoso tabelião Dr. Edmilson de Barros Melo; no ano de 2008 o seu candidato a vice era o amigo Dr. José Petrúcio Rodrigues, o adversário Dr. José Sávio de Omena.

De todas as candidaturas a prefeito que Carlos de Castro disputou venceu duas: a de 1982 com o vice Antônio Assunção cujo candidato de oposição era o Sr. Amaro Costa, em 1992

sendo o vice o médico Dr. José Alberto de Melo e Lima cujo candidato de oposição era o Sr. José Batista Guerreiro.

Das eleições que o Dr. Carlos participou, apenas a de 1976 e a de 1982 ele não lembra a quantidade de votos obtidos, mas, lembra que na eleição de 1992 obteve 5916 votos; em 2000 obteve 4439 votos; na eleição de 2004, 6102 votos; em 2008 recebeu 5710 votos.

Além de prefeito o “Dr. Carlinhos”, como é conhecido pela população de Altinho, ocupou o cargo de Secretário de Saúde do município no ano de 1989 quando também, prestou um importante serviço à comunidade altinense.

A seguir um resumo das principais obras realizadas durante as suas duas gestões como prefeito de nossa cidade:

Trouxe para o município o sistema de telefonia DDD e DDI; construção de um posto Telefônico na cidade; adquiriu, com recursos próprios, o terreno da EMBRAPA (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) posto agropecuário conhecido como o terreno do Estado medindo 67 hectares; em convênio com a COMPESA (Companhia Pernambucana de Saneamento) levou água para a Vila Nova; doou uma área de terra para a construção do Centro Social Nossa Senhora do Ó; eletrificou mais de 700 propriedades na zona rural; construção 16 grupos escolares espalhados em vários sítios do município; construção da Escola Dr. Morais Rego; recuperação do Colégio Cenecista em 1983; aquisição do ônibus para o transporte dos estudantes e trabalhadores de Altinho para a cidade de Caruaru; comemoração da Independência do Brasil (7 de setembro) com desfile dos alunos da cidade e da zona rural, ambos com fardamento doado pela prefeitura nos anos de 1986, 1987 e 1988; construção do Hospital (Unidade Mista de Altinho) construção do asfalto que liga Altinho/Agrestina/Caruaru, PE 149; terraplanagem ligando Altinho/Ibirajuba/Lajedo; construção, em parceria com o Tribunal de Justiça do Fórum da Comarca de Altinho Dr. José Ferreira de Lima; transformação em mão dupla do logradouro que tem início em frene ao Supermercado Líder e término em frente ao Banco do Brasil; aquisição de uma unidade móvel odontológico; aquisição de um aparelho de Raio-X para o hospital; aquisição de uma Kombi para transportar pacientes à cidade do Recife; promoveu a festa de lançamento do Hino de Altinho em 1] de maio de 1987; contribuiu com a publicação do livro sobre Altinho escrito por Nelson Barbalho em 1988; custeou o lançamento do compacto com o Hino de Altinho em 1994, dentre outras. Grandes obras.

Segundo “Carlinhos” até o ano de 2015 Carlos de Castro ainda tinha uma atividade política ativa ia a Assembleia Legislativa, participava de atividades político-partidárias, mas, a partir o ano d 2016 teve que abandonar todas as atividades porque nesse mesmo ano foi diagnosticado com Alzheimer.

Com a ajuda de Deus e da medicina mais os cuidados da família, a doença foi diagnosticada no início e controlada com ajuda dos medicamentos.

Apesar de toas as dificuldades causadas pela doença, Dr. Carlinhos vive muito bem, conhece todos os filhos, netos, bisnetos e ainda conversa com alguns migo pelo telefone e diz que não vê a hora da pandemia acabar, poder voltar para Altinho rever os amigos.

Contou-me Carlinhos que o seu pai sempre foi apaixonado por Altinho, que ele tem uma espécie de devoção por esta terrinha. Ressaltou ainda: “que me perdoem os políticos da atualidade, mas Altinho parou no tempo, depois de Carlos de Castro, qual foi a obra

estruturadora realizada em Altinho? Qual a empresa empregadora? Carlos de Castro quando era prefeito fez algumas obras visando o desenvolvimento de Altinho.”

O seu pai costuma dizer para todos os filhos:” sempre que falar com outra pessoa olhe no olho, demonstre respeito pois, quem fala com outro tirando a vista tem muita chance e ser uma pessoa falsa, também costuma dizer que o amigo não é só amigo das virtudes do outro e sim, deve ser amigo do todo pois amigo de verdade não abandona o outro.”

O médico e amigo Carlos Henrique de Almeida Castro deixa uma mensagem de agradecimento ao povo de Altinho que lhe deu a honra de administrar a cidade por duas oportunidades, que sua vida foi e será pautada pelo respeito ao próximo, que sempre ajuda a quem o procura. Disse ainda que: “a vida é feita de escolhas, mesmo que depois não seja o que esperamos. Pior do que escolher errado é deixar o outro escolher por você.” Quanto a Altinho, a paixão continua na mesma intensidade da primeira vez quando aqui chegou em há 70 anos!

Dr. Carlinhos foi um grande líder, talentoso, competente, um médico na família, na comunidade, no trabalho e na política, principalmente como prefeito de Altinho, um político ético e honesto que sempre demonstrou um intenso e verdadeiro sentimento pelo que faz, soube valorizar e construir amizades, sentimento que não se desfaz por pequenas coisas. É visível sua veneração por esta cidade bem como o extenso rol de amigos. Como bem disse o Dr. Cláudio Lúcio de Carvalho nas redes sociais: “Carlos de Castro passou a vida se dedicando, com uma verdadeira devoção a Altinho, sua história de homem público, de gestor, de cidadão, pai, esposo e avô, é lembrado por aqueles que divergem de suas posições político-partidário mas reconhecem suas qualidades, morais, humanas, cristã e, principalmente a qualidade com que tratava os altinenses como médico humanitário.”

Carlos de Castro construiu ao longo do tempo uma vida que realmente valeu a pena. É importante ressaltar que no próximo dia 28 de fevereiro - já que este ano não é bissexto - ele completará 81 anos de vida, e, valendo-me deste momento desejo de forma antecipada votos de muitos anos de vida ao lado de toda a sua família. Parabéns, Carlos de Castro!

Autor: Antonio Airton de Barros.

Escrito em 06.02.2021.

Colaboração: Carlos de Castro Filho.

Foto: Redes Sociais.



__Compartilhe nossas postagens, marque seus amigos e deixe todos bem informados.

postado por Altinhoshow

0 comentários:

Postar um comentário

__

Tecnologia do Blogger.