Coronavírus

59,6% dos doentes em UTIs do Recife são de outras cidades

 (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)
Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR
Montada pela Prefeitura do Recife, a rede emergencial para receber pacientes comCovid-19 não atende apenas recifenses, mas também pernambucanos de todas as cidades do estado. Atualmente, quase 60% dos leitos de UTI ocupados estão com pacientes de outros municípios. No total, são 146 pessoas internadas em UTI, sendo 59 (40,4%) do Recife e 87 (59,6%) que vieram transferidas. Mais de 3,5 mil pacientes de outros municípios já foram atendidos na capital desde o começo da pandemia.

Para o prefeito João Campos, o cenário demonstra o papel da cidade na luta contra a Covid-19. “Neste momento difícil de pandemia e uma falta de empatia que vemos no âmbito nacional, é importante a solidariedade. O Recife é uma cidade acolhedora, que abre as portas com muito carinho para quem vem de fora, e não é diferente neste atendimento às vítimas da Covid-19. Nosso sistema de saúde vem acolhendo pessoas de várias cidades, sem distinção, mostrando que o recifense é um povo solidário em todas as situações”, avaliou.

Municípios como Jaboatão dos Guararapes, Olinda, Carpina, Igarassu, Paulista, Cabo de Santo Agostinho, Paudalho, Camaragibe, Caruaru, Goiana, Lagoa de Itaenga, Macaparana, Nazaré da Mata e Rio Formoso são alguns dos atendidos pela rede emergencial do Recife.

Os mais de 3,5 mil pacientes de outros municípios representam quase um terço do total, já que foram cerca de 6,1 mil recifenses internados e outras 109 pessoas de origem não informada. Ao todo, foram mais de 9,7 mil internados nos hospitais provisórios e na rede própria desde o começo da crise.

João Campos também ressaltou que a criação de mais espaços para receber pessoas de outras cidades foi fundamental no apoio ao esforço estadual de aumento dos leitos. “O Recife cumpriu seu papel como cidade referência e apoiou o governo do estado no atendimento dos casos graves. Neste ano, voltamos a abrir leitos e chegaremos a 240 novas vagas”, disse.

REDE ESTADUAL
O Goveno de Pernambuco informou ontemque a rede estadual de saúde encerrou a última semana com um total de 1.244 leitos de UTI voltados para o tratamento de pacientes acometidos pela Covid-19. Desde a última segunda-feira (08/03), foram abertas 180 novas vagas de terapia intensiva. Os novos leitos estão localizados no Recife - nos hospitais São Marcos (10 vagas), Hospital Evangélico Pernambuco (10), Centro de Educação Saúde Comunitário - Cesac Prado (16), Maria Lucinda (4), Português (10), Otávio de Freitas (20), Getúlio Vargas (5), Eduardo Campos da Pessoa Idosa (20) e no antigo Alfa (20).

Além destes leitos, foram abertas vagas nos hospitais do Tricentenário (20), em Olinda; Memorial Guararapes (10), em Jaboatão dos Guararapes; Mestre Vitalino (10), em Caruaru, Memorial Arcoverde (3), em Arcoverde; Fernando Bezerra (2), em Ouricuri; Santa Maria (10), em Araripina; e Hospital Promatre (10), em Juazeiro, na Bahia, em função da demanda que superlotou a infraestrutura hospitalar de Petrolina.


Números
1.104 casos da Covid-19 foram confirmados ontem
- 56 (5%) são graves
- e 1.048 (95%) leves

317.528 casos confirmados até agora

26 novos óbitos (14 masculinos e 12 femininos)
ocorreram entre 21/10/2020 e 13/03/2021 e foram confirmados ontem

11.383 mortes foram geradas pela doença

Ocupação de leitos

95% das vagas de UTI da rede pública ocupadas

82% dos leitos privados de UTI ocupados

Vacinação
605.213 doses da vacina já foram aplicadas
- 441.346 foram primeiras doses
- 163.867 segundas doses


__Compartilhe nossas postagens, marque seus amigos e deixe todos bem informados.

postado por Altinhoshow

0 comentários:

Postar um comentário

__

Tecnologia do Blogger.