Política

Em São Paulo, Marília Arraes reforça apoio a Lula e saída do PT continua sendo uma incógnita

 (Foto: Cláudio Kbene)
Foto: Cláudio Kbene
A reunião de Marília Arraes com Lula ocorrida nesta segunda-feira (21) em São Paulo, aumentou as especulações sobre a saída ou não da parlamentar do PT. Em suas redes sociais, Marília disse que a conversa com o ex-presidente foi boa e que eles analisaram a situação eleitoral de Pernambuco e as alternativas que se colocam no estado. Mesmo sem dizer se continua ou não no partido, a deputada "reafirmou o compromisso com a candidatura do presidente para reconstruir o país". A discussão sobre sua saída continua em nível estadual. 
Em Pernambuco, as alegações dadas por Marília Arraes sobre não ser consultada para sair candidata ao Senado pela Frente Popular, foram rebatidas pelo presidente estadual da sigla, Doriel Barros. "A informação de que ela não foi consultada não procede. Ela tinha sim conhecimento da decisão do partido na indicação do seu nome para a vaga ao Senado pela Frente. Eu mesmo fiz questão de enviar uma mensagem para Marília convidando-a para uma reunião com ela e os demais pré-candidatos (Teresa Leitão, Carlos Veras e Odacir Amorim) para informar a decisão do partido. Aceitamos a condição dela de permanecer no PT se fosse indicada à vaga e tudo correu bem. Nosso principal objetivo é eleger Lula como presidente", disse. Doriel também se referiu ao resultado da pesquisa encomendada pelo Diario de Pernambuco à Empetec, onde a deputada despontou na frente dos adversários atingindo 25,8% das intenções de voto. "A pesquisa não foi um fator determinante, mas não podíamos desconsiderar os números. Marília se mostrou um forte nome para compor a chapa majoritária pela Frente Popular", completou.
Marília Arraes, negou que fechou com o PT a indicação para a vaga ao Senado nessas eleições. Em nota, a parlamentar criticou o diretório estadual que, segundo ela, a indicou "precipitadamente" para concorrer à vaga pela Frente. "Não fui consultada e não autorizei que envolvessem o meu nome em qualquer negociação, menos ainda que tornassem público, como se fossem os senhores do meu destino", disse. Marília acusou o partido de não ter tido o "mínimo de cuidado com o tratamento do assunto tão sério e de uma precipitação sem limites". Na semana passada, o burburinho da saída de Marília Arraes do PT para o Solidariedade causou grande movimentação no cenário político pernambucano. Mas a decisão não foi oficializada pelo partido, tampouco, pela parlamentar. 

Para a deputada Teresa Leitão, que era um dos nomes do PT para compor a majoritária da Frente ao Senado, a possível saída de Marília Arraes do partido zera todo o processo. "Nós estávamos caminhando juntas por achar que essa vaga deveria ser ocupada por uma mulher. E ela estava muito bem posicionada para ser lançada como pré-candidata. Estávamos traçando uma linha de debate interno, conversando com muita gente para conseguir uma convergência para que a situação não fosse levada ao voto. Mas, diante da situação, vamos ter que retomar as discussões", explicou. A executiva do partido está para se reunir nesta terça (22) para definir os rumos que irá tomar com a provável saída de Marília Arraes do PT. 

A nota divulgada pela parlamentar relembrou as dificuldades que enfrentou na legenda. "Em 2018, o acordo de cúpula PT/PSB, impediu a minha candidatura ao governo do estado, quando liderávamos todas as pesquisas de opinião. Em 2020, nas eleições para a Prefeitura do Recife, a cúpula do PT fez de tudo para inviabilizar politicamente a minha campanha, o que ajudou a dar a vitória ao adversário. E agora, indelicadamente, usam o meu nome, como massa de manobra. Tudo isso não é compatível com o bom senso que deve nos nortear na política", defendeu. 

Doriel Barros rebateu mais uma vez as declarações de Marília. "Quando ela fala da candidatura de 2018, a decisão foi da nacional. Inclusive, eu votei a favor da candidatura dela. Ela teria que colocar na nota que a decisão da aliança foi do ex-presidente e não de Pernambuco. Em nenhum momento o nome dela foi vetado pela estadual. É de muita estranheza ela acusar a direção estadual do partido". 

O comunicado também confirmou que Marília Arraes está negociando filiação a outros partidos. Entre eles, o mais cotado é o Solidariedade, e reafirmou apoio à candidatura majoritária de Lula. "Estou conversando com as lideranças políticas de Pernambuco e, como publiquei em nota, na sexta-feira passada, anunciarei, nos próximos dias, ouvindo o povo, principalmente, o meu caminho nas próximas eleições. Expresso todo o meu apoio, incondicional, à campanha do presidente Lula para a Presidência da República, com a lealdade e a correção das minhas tradições".


__Compartilhe nossas postagens, marque seus amigos e deixe todos bem informados.

postado por Altinhoshow

0 comentários:

Postar um comentário

__

Tecnologia do Blogger.