Política

PERNAMBUCO precisa sair do RANKING de “PIOR ESTADO em distribuição de ÁGUA”, diz RAQUEL LYRA ao assinar adesão a PACTO nacional



Em solenidade na tarde desta segunda-feira, 17 de julho, no Palácio do Campo das Princesas, a governadora de Pernambuco, Raquel Lyra assinou na presença de várias autoridades, a adesão ao Pacto pela Governança da Água e foi destacado que o estado é o pior em distribuição de água no país.

Em seu discurso, a gestora destacou que é preciso construir novos reservatórios e adutoras, além de concluir as obras que declarou estarem “em construção há muito tempo”.

“A gente precisa sim construir novos reservatórios, precisa sim construir novas adutoras, outras estão em construção há muito tempo [e] a gente precisa concluí-las e entregar para a população”, frisou.

Raquel ainda disse que a questão da água foi uma das “três prioridades do nosso estado junto ao governo federal” e que Pernambuco precisa sair da posição de pior estado na distribuição de recursos hídricos do país.

“(…) O intuito de Pernambuco ao retomar a Secretaria de Recursos Hídricos, ao colocar como uma das três prioridades do nosso estado junto ao governo federal a questão das águas, é de poder garantir que todo pernambucano tenha o direito de se banhar, o direito de beber água, o direito de cozinhar, de lavar roupa, o direito de poder produzir a partir da água, gerando emprego e renda a partir do seu próprio trabalho e a gente conseguir sair do mapa do pior estado em distribuição de água do nosso país. A gente tá cansado no estado de ver a nossa população ainda ter que gritar por item tão básico da necessidade humana, que é o acesso a água”, concluiu.

Além da diretora-presidente da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), Verônica Sánchez, que também assinou o termo, estiveram presentes a vice-governadora Priscila Krause, os deputados federais Pedro Campos (PSB) e Iza Arruda (MDB), o deputado estadual France Hacker (PSB), além da diretora-presidente da Agência Pernambucana de Águas e Climas (Apac), Suzana Montenegro.

Levantamento

Um levantamento do Painel Saneamento Brasil de 2021, mostra que Pernambuco tem 1.567.756 pessoas sem acesso à água, o que representa 16,4% da população.

__Compartilhe nossas postagens, marque seus amigos e deixe todos bem informados.

postado por Altinhoshow

0 comentários:

Postar um comentário

__

Tecnologia do Blogger.