Artigos

Tábua de carne: saiba como remover bactérias de forma eficiente



A tábua de carne pode se tornar uma grande vilã na cozinha se não for higienizada corretamente, devido ao acúmulo de bactérias em sua superfície.

Os resíduos dos alimentos ficam impregnados no utensílio após o uso e podem contaminar a bancada, a pia, talheres e até as comidas que estiverem expostas.

Hoje em dia existem diversas opções de produtos de limpeza eficazes, com fragrâncias de limão, por exemplo, que são úteis para fazer a manutenção do objeto, seja de madeira, bambu, vidro ou plástico.

Porém, o ideal é fugir das "misturinhas" populares, como esfregar o limão com bicarbonato de sódio na tábua. Os especialistas ouvidos pelo Guia de Compras não recomendam a prática.

"É mito. O limão possui ácidos cítricos, não tem propriedades de desinfetar. Pode ser utilizado em situações de acúmulo de odores dos alimentos que já foram preparados. Neste caso, esfregue metade de um limão com sal na superfície da tábua", esclarece Juliano Ceda, químico da Limppano.

Confira abaixo as dicas de como lavar adequadamente a tábua de corte e uma lista de produtos recomendados por especialistas para auxiliar na limpeza do utensílio:

⚠️ Passo a passo

Para qualquer tipo de tábua de cozinha os cuidados básicos são:

Assim que terminar de usar a tábua, raspe com uma espátula ou com a parte sem corte de uma faca os resíduos em uma lixeira.

Com uma esponja de dois lados - um que remove gorduras mais difíceis (parte áspera) e o outro mais usado em superfícies delicadas (parte macia) -, esfregue a parte mais áspera com detergente neutro e água corrente.

Faça uma mistura de uma colher de água sanitária para cada litro de água e deixe a tábua de molho em uma vasilha por no máximo 15 minutos, pois, com o tempo, ela pode apodrecer.

Retire a tábua do molho e enxágue bem com água corrente.
Deixe a tábua secando ao tempo e guarde-a em um armário, longe de umidade.

⚠️ Materais

Apesar disso, há alguns detalhes na lavagem para cada tipo de tábua que devem ser levados em consideração.

🪵 A de madeira, por exemplo, tem que estar totalmente seca antes de ser guardada e não pode ficar exposta ao sol, pois o material é extremamente poroso e racha com facilidade.

🫧 Já a higienização da tábua de vidro é a mais simples, necessitando apenas de detergente e água corrente.

🔪 A de plástico pode ser lavada até na lava-louças, no entanto, as marcas de corte feitas com a faca podem acumular sujeira, assim como as de madeira.

Por isso, o ideal é deixá-la de molho na água sanitária antes de colocar na lavadora. Além disso, é um material que pode ficar manchado pela pigmentação dos alimentos.

"Para remover essas manchas, uma dica é fazer uma pasta com proporções iguais de bicarbonato de sódio, sal de cozinha e água. Esfregar bem com uma esponja. As manchas tendem a sair por fricção das partículas de bicarbonato e sal, processo similar à limpeza e escovação dos dentes", explica Juliano Ceda.

🌴 A de bambu é a mais recomendada para uso. "Lave com esponjas macias que não danifiquem a superfície. Depois disso, enxague com água morna", diz Monica Loureiro, especialista em limpeza da Bettanin.

⚠️ Quando descartar a tábua de carne?

"Caso a tábua de carne apresente mofo, rachaduras ou estiver soltando lascas, sugerimos que ela seja descartada, pois os fungos e os microrganismos podem ser um risco para a saúde", informa a Ypê, em nota.

__Compartilhe nossas postagens, marque seus amigos e deixe todos bem informados.

postado por Altinhoshow

0 comentários:

Postar um comentário

__

Tecnologia do Blogger.