O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) chegou a Kuala Lumpur, capital da Malásia, nesta sexta-feira (24), para participar da 47ª Cúpula da Associação das Nações do Sudeste Asiático (Asean). Durante a viagem, há expectativa de que ele se encontre com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, no domingo (26), em um encontro que vem sendo articulado há semanas pelos governos dos dois países.
Na agenda na Malásia, além da possível reunião com Trump, o presidente brasileiro participará de encontros com autoridades locais e empresários, reforçando o interesse do Brasil em ampliar relações comerciais e diplomáticas com o Sudeste Asiático. O bloco tem se tornado cada vez mais estratégico para o Brasil: o comércio passou de US$ 3 bilhões em 2002 para US$ 37 bilhões em 2024, tornando a Asean o quinto maior parceiro comercial do país e responsável por 20% do superávit da balança comercial brasileira.
Antes de chegar à Malásia, Lula concedeu uma entrevista coletiva na Indonésia, onde destacou que todos os temas poderão ser discutidos no encontro com Trump, incluindo guerras na Ucrânia e em Gaza, a crise envolvendo EUA e Venezuela e a exploração de terras raras. Ele também afirmou que vai defender a revisão das tarifas aplicadas pelos Estados Unidos e questionar sanções aplicadas a autoridades brasileiras, incluindo ministros do Supremo Tribunal Federal.
__Compartilhe nossas postagens, marque seus amigos e deixe todos bem informados.
0 comentários:
Postar um comentário